Internacional Titulo
Explosão na Turquia deixa cinco mortos e 13 feridos
Da AFP
16/07/2005 | 18:41
Compartilhar notícia


AFPPelo menos cinco pessoas morreram, incluindo dois turistas britânicos, e 14 ficaram feridas em uma explosão neste sábado em um microônibus no balneário de Kusadasi, no mar Egeu. O ato foi qualificado pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, de "ataque terrorista".

Um terrorista suicida pode ter provocado a explosão no popular balneário do oeste da Turquia, mas a polícia ainda não divulgou suas conclusões definitivas, informou Ali Baris, vice-governador de Kusadasi. "Entre as possibilidades está a de que uma garota, de 16 ou 17 anos, atuou como uma mulher-bomba".

A explosão aconteceu por volta das 10h30 locais (4h30 de Brasília) em um microônibus que transportava turistas do centro de Kusadasi (oeste) a uma praia próxima.

Cinco turistas britânicos ficaram gravemente feridos no atentado, de acordo com a agência de notícias turca Anatolia. O Foreign Office (ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha) informou que seu cônsul em Izmir visitaria o hospital para onde seus cidadãos foram levados.

O premiê turco chamou a ação de "ataque terrorista". "Apresento minhas condolências às famílias dos mortos neste ataque terrorista", declarou Erdogan à imprensa em Istambul. "O governo adotará, evidentemente, as medidas necessárias após o atentado".

O ataque aconteceu uma semana depois de outro atentado em Cesme, uma cidade turística próxima, que deixou 20 feridos. Na ocasião, um grupo armado curdo, os Falcões da Liberdade do Curdistão, reivindicou o ataque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;