Internacional Titulo
Ira: conservadores culpam imprensa por perderem eleiçoes
Do Diário do Grande ABC
23/02/2000 | 16:02
Compartilhar notícia


Os conservadores atribuíram a derrota pelos reformistas nas eleiçoes legislativas no Ira, a 'uma onda de mentiras`` dos meios de comunicaçao. 'O pobre desempenho dos candidatos direitistas se deveu a uma campanha coordenada pelos jornais reformistas e das emissoras de rádio estrangeiras. Uma onda de mentiras é a responsável por essa situaçao``, acusou o deputado linha dura Kamal Daneshyar, que está deixando o cargo, segundo o jornal Aftab-e-Emruz.

Porém, os conservadores também admitiram que suas políticas haviam falhado depois que ficou claro que a coalizao reformista iria ganhar as eleiçoes, desbancando-os do Parlamento após 21 anos de domínio.

'Os conservadores têm que se reagrupar e se reorganizar, identificar seus pontos fracos e regressar à política com um plano novo``, disse Daneshyar. 'O povo quer uma maior liberdade em temas sociais e pessoais. As políticas impostas até agora fracassaram``.

Das 195 cadeiras do Parlamento decididas até o momento, os reformistas ganharam 141, mais de 70%. Os conservadores obtiveram 44 vagas e os independentes, 10. Outras 65 vagas serao divididas no segundo turno eleitoral do parlamento de 290 cadeiras, ou Majlis.

Faltam apurar apenas os resultados de 30 representaçoes em Teera e os reformistas lideram as contagens em quase todas elas, segundo a emissora de TV estatal.

Os resultados finais serao anunciados quinta-feira, acrescentou. Mais de 2,3 milhoes de votos de um total de aproximadamente 3,2 milhoes emitidos nesta capital foram apurados, de acordo com a emissora.

Em sua primeira sessao desde as eleiçoes, na sexta-feira, os parlamentares conservadores pareciam surpresos e ressentidos. Mohammadreza Faker, um clérigo que nao foi reeleito, voltou sua ira contra jornalistas que queriam entrevistar os legisladores depois da sessao de ontem. 'Estou muito chateado com vocês``, disse Sobh-e-Emrouz. 'Vocês arruinaram tudo``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;