Nacional Titulo
BNDES gastará R$ 410 mil para manter costumes de índios do TO
Do Diário do Grande ABC
12/04/2000 | 17:49
Compartilhar notícia


A tribo Krahò, composta de 2 mil índios que vivem no norte do Tocantins, vai ser a primeira comunidade indígena beneficiada por um projeto social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco vai empregar R$ 410 mil de seu fundo social para, em um ano e meio, implementar um projeto que garanta aos krahòs a manutençao de seus costumes.

A chefe do Departamento de Operaçoes Sociais do BNDES, Marta Prochnik, explicou que o dinheiro faz parte dos recursos nao-reembolsáveis do banco, ou seja, parte do lucro da instituiçao destinado a programas sociais. "A intençao do projeto é que eles possam sobreviver como índios", afirmou Marta.

Segundo ela, os principais itens do projeto sao a criaçao de uma cooperativa para abastecimento das aldeias, uma rádio comunitária, a reforma de uma escola cuja arquitetura foi desenhada de acordo com a orientaçao dos índios, material didático e apoio na produçao agrícola.

Marta explicou que os índios vao receber treinamento de técnicas agrícolas para que nao prejudiquem o meio ambiente, evitando o uso de queimadas e defensivos químicos. Na avaliaçao do BNDES, além de resgate da cultura, o projeto dos Krahó também vai permitir a geraçao de renda da tribo.

O projeto de apoio à tribo foi concebido e liderado pelo indigenista Fernando Schiavini, funcionário da Fundaçao Nacional do Indio (Funai).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;