Internacional Titulo
Chile vai construir base no Pólo Sul
Do Diário do Grande ABC
15/11/1999 | 17:27
Compartilhar notícia


A força aérea chilena iniciou nesta segunda-feira a construçao de sua primeira base antárctica no coraçao do Pólo Sul, que inicialmente funcionará somente no verao para, depois, permitir o trabalho de cientistas durante o longo inverno antárctico.

O coronel Carlos Salazar, chefe da Divisao Antárctica da força aérea, disse que a estaçao servirá para aumentar a presença chilena no continente gelado e facilitar as pesquisas científicas.

A base será batizada como ``Tenente Arturo Parodi' e ficará instalada na área de Patriot Hill, na latitude 80 graus e oito minutos sul e longitude 81 graus e 16 minutos leste, a somente um quilômetro e 80 metros do Pólo Sul e a 2,7 quilômetros de Punta Arenas, a cidade mais austral do Chile.

O custo foi estimado em US$ 200 mil. Outros US$ 400 mil deverao ser gastos com infra-estrutura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;