Política Titulo Composição
Por PMDB, PV oferece vice a Cida

No 6º mandato, vereadora agregaria experiência à pré-candidatura de Michels

Raphael Rocha
Do Diário do grande ABC
28/05/2012 | 07:52
Compartilhar notícia


O PV de Diadema montou estratégia para atrair o PMDB à pré-candidatura a prefeito do vereador Lauro Michels. A legenda verde ofereceu o posto de vice na chapa à vereadora Cida Ferreira (PMDB), com intuito de tirar os peemedebistas da órbita de apoio à reeleição do prefeito Mário Reali (PT).

O acordo tem sido costurado diretamente entre dirigentes estaduais. Na semana passada, Cida afirmou que o presidente do PMDB paulista, deputado Baleia Rossi, havia informado que iniciara articulações com o PV, em especial com a deputada estadual Regina Gonçalves, mentora da campanha verde em Diadema. “Como soldado do partido, acatarei o que for determinado”, disse Cida, à ocasião.

A vereadora é vista com bons olhos não somente pela subtração de forças governistas. Cida está em seu sexto mandato na Câmara, histórico político que agregaria experiência à chapa de Michels – vereador em segundo mandato e que completará 30 anos em julho. “Se o PMDB quiser caminhar com a gente, estamos abertos”, afirmou Michels, garantindo que não houve conversas formais sobre a possibilidade.

A oferta da vice para Cida também livraria a vereadora de eventual saia-justa no partido. Desde a mudança nos comandos nacional e estadual do PMDB, dirigentes instalaram resoluções que obrigam diretórios municipais a lançar candidatos a prefeito ou vice em cidades com mais de 200 mil habitantes, caso de Diadema. Cida foi preterida por Reali na definição da chapa governista de reeleição – o petista optou por manter Gilson Menezes (PSB) no posto.

BLOCO DE APOIO - A pré-candidatura de Michels, que conta com apoio de apenas dois partidos, tende a se encorpar durante a semana. PSD e PSDC estão próximos de anunciar acordo com o PV e se uniriam a PP e PTC no arco de alianças verde.

“Já conversei em São Paulo e não há impedimento (na parceria). Faltam detalhes, como a definição da vice do Lauro. Mas estamos com conversas bem avançadas”, comentou Cacá Vianna, presidente do PSD municipal. “Comunicamos o (José Maria) Eymael (mandatário nacional do PSDC). Precisamos apenas de reunião final para sacramentar o apoio (a Michels)”, revelou Edivaldo Lubeck, presidente do PSDC diademense.

Outras agremiações a negociarem com o PV são PHS e PSC. Os dois partidos, ao lado de PSD e PSDC, integravam a frente de nanicos que lançaria o médico Paulo Milanesi (PSL) como candidato a prefeito. O PSL rompeu com o grupo, acertou apoio à reeleição de Reali e está próximo de firmar coligação proporcional de vereadores com o PT – indicaria sete nomes para compor a chapa de postulantes à Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;