Turismo Titulo
Peregrinação pelas livrarias
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
22/07/2010 | 07:55
Compartilhar notícia


Desde que surgiu o Caminho de Santiago de Compostela, uma infinidade de livros passou a ser publicada por peregrinos interessados em compartilhar suas experiências com outros leitores. A primeira publicação sobre a chamada Rota Jacobéia data de 1130, quando o francês Aimery Picaud escreveu o Código Calixtino, espécie de guia com dicas aos interessados em percorrer o trajeto. Há quem diga que o livro foi o mais lido na Europa durante toda a Idade Média.

De lá para cá, as prateleiras das livrarias ganham a cada dia novas edições sobre o assunto. Além do best-seller O Diário de um Mago, que revelou Paulo Coelho ao mundo das letras em 1987, uma das publicações sobre o assunto mais sugeridas no Brasil é a obra Via Láctea - Pelos Caminhos de Santiago de Compostela (Editora Sedna, 190 páginas, R$ 29,90), escrita pelo peregrino Guy Veloso, que também construiu o site www.santiago.com.br para compartilhar as experiências do percurso com outros aspirantes a andarilhos.

No livro, o leitor é convidado a conhecer a história do santo desde a Idade Média, em meio a cavaleiros templários e peregrinos com suas rudes túnicas marrons, até as transformações íntimas que o caminho empreende em quem se dispõe a cumprir o percurso nos dia de hoje.

Outra opção atende pelo nome Santiago de Compostela - Um Caminho de Muitos Nomes, espécie de diário no qual o autor Carlos Lopez Perez, morador de São Caetano, narra os 43 dias em que percorreu o caminho - desde Saint-Jean-Pied-de-Port, no Sul da França, até o Cabo Fisterre, onde os celtas achavam que acabava o mundo -, sempre imbuído de muita fé e pouquíssimo dinheiro no bolso (apenas US$ 300!). A aventura se passou entre os dias 18 de maio e 25 de junho de 1999 - coincidentemente o último Ano Santo do século 20 - e foi publicada em 2000 pela Cores Primárias Gráfica e Editora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;