Esportes Titulo
Flamengo conquista o Campeonato Carioca
Do Diário do Grande ABC
19/06/1999 | 19:20
Compartilhar notícia


O Flamengo conquistou na raça o título do Campeonato Carioca ao superar neste sábado seu maior rival, o Vasco, por 1 a 0, no Maracana. O gol da vitória foi marcado somente aos 31 minutos da etapa final, de falta. A façanha coube a Rodrigo Mendes, um jogador até entao 'perseguido' pela torcida rubro-negra. Romário, o artilheiro do Carioca, deixou a partida contundido, logo no início. Depois, comemorou: "O Flamengo provou que nao é só Romário." O Vasco tinha a vantagem do empate e 'pecou' por recuar demais no segundo tempo.

Cada jogador do Flamengo vai receber R$ 16 mil pelo título. A partida foi muito truncada no primeiro tempo. As duas equipes nao tentavam as jogadas pelas pontas e pareciam presas à forte marcaçao no meio-de-campo. Houve muitas faltas, algumas mais ríspidas, e o árbitro Cláudio Vinícius Cerdeira nao aplicava cartoes para coibir a violência. Edmundo, sempre vigiado por Luís Alberto, teve atuaçao apagada nessa etapa, embora voltasse para o meio a fim de tentar tabelas. A rigor, a única chance de gol do Vasco na primeira metade do jogo aconteceu aos 4 minutos, num chute de Donizete em que a bola passou por cima de Clemer.

Logo em seguida, Romário deixou Rodrigo Mendes diante de Carlos Germano. O atacante do Flamengo chutou rasteiro e o goleiro fez uma ótima defesa, com o braço esquerdo. O Flamengo também foi bem ao ataque aos 29 minutos, novamente com Rodrigo. No final do primeiro tempo, Athirson avançou pela esquerda e perdeu o gol diante de Carlos Germano. Mas o que mais chamou a atençao na etapa inicial foi a saída de Romário.

Ele tocara na bola poucas vezes, chegou a trocar empurroes com o zagueiro Odvan e parecia recuperado de uma contusao na panturrilha da perna direita, que o afastou do primeiro jogo da decisao. Sentiu dores no local e avisou ao técnico Carlinhos que nao tinha condiçoes de continuar. Caio entrou em seu lugar com muita disposiçao e aplaudido pela torcida do Flamengo.

O Rubro-Negro voltou para o segundo tempo pressionando o Vasco. Carlinhos avançou o meia Jorginho e Rodrigo passou a buscar as jogadas de linha de fundo. Fábio Baiano desperdiçou boa oportunidade aos 18 minutos, após cruzamento da direita de Pimentel. Quase na pequena área, Baiano dominou a bola de costas para o gol e a chutou de virada, para fora. O Vasco recuou muito e procurou surpreender o Flamengo nos contra-ataques.

Mas Edmundo continuava pouco inspirado e muito bem marcado. Luís Alberto, de cabeça, também levou perigo a Germano. Aos 25 minutos, no entanto, Mauro Galvao segurou Caio dentro da área e Cerdeira nao marcou o pênalti. Na seqüência da jogada, Beto chutou a bola na trave. O Flamengo, bem melhor, já merecia fazer um gol. E aos 31 minutos, Rodrigo Mendes cobrou falta da entrada da área com precisao. A bola rasteira e forte entrou no canto direito de Germano. Com a vantagem, os jogadores do Flamengo 'seguraram' o placar até o fim da partida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;