Internacional Titulo
Corte deixa em suspenso interrogatório de Pinochet
Da AFP
08/09/2004 | 20:49
Compartilhar notícia


A Corte de Apelações de Santiago deixou em suspenso o interrogatório a que devia ser submetido na quinta-feira o ex-ditador chileno Augusto Pinochet pelos crimes cometidos na chamada ‘Operação Condor’. A informação foi dada nesta quarta-feira por fontes judiciais.

Se o interrogatório for realizado na quinta-feira, ficará a cargo da juíza Gabriela Pérez. Ela substituirá temporariamente o juiz Juan Guzmán Tapia, cuja atuação foi questionada pelos advogados de defesa de Pinochet.

A ‘Operação Condor’ foi um plano repressivo aplicado nos anos 70 pelas ditaduras de seis países sul-americanos (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) para eliminar a oposição de esquerda.

A Corte de Apelações passou o caso para Pérez enquanto decide sobre o possível impedimento de Guzmán Tapia, como querem os advogados do general Pinochet. A juíza ainda vai decidir se mantém o depoimento de quinta-feira, mas as fontes destacaram que não há mais tempo hábil para tal.

O mais provável, segundo os advogados envolvidos no caso, é que Perez aguarde a decisão da Corte de Apelações sobre a situação de Guzmán Tapia, agindo somente se ele for considerado impedido para julgar o caso.

Essa é a segunda vez que os advogados de Pinochet conseguem evitar o depoimento, que a princípio estava marcado para a última segunda-feira.

Pinochet, 88 anos, escapou de um primeiro processo envolvendo assassinatos e seqüestros quando a Suprema Corte aceitou, em julho de 2002, a alegação de que o general não tinha condições de enfrentar o julgamento devido a problemas de saúde mental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;