Internacional Titulo
Arafat propõe Abu Mazen para cargo de premier palestino
Da AFP
06/03/2003 | 22:02
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, propôs nesta quinta-feira ao Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (CEOLP) o nome de Mahmud Abbas (conhecido como Abu Mazen) para o cargo de primeiro-ministro, informou um responsável palestino.

"Arafat propôs, durante uma reunião do Comitê Executivo, que Abu Mazen seja nomeado primeiro-ministro", afirmou este alto responsável, que pediu para não ser identificado.

Segundo este porta-voz, Abbas disse que "era muito prematuro nomear um primeiro-ministro", quis saber as funções exatas do cargo e ressaltou que os procedimentos legais deveriam ser respeitados. Abu Mazen, de 68 anos, ocupa atualmente o posto de secretário-geral do CEOLP e é o braço direito de Arafat.

O Comitê Executivo da OLP se reuniu esta noite em Ramallah, na Cisjordânia, para estudar as modalidades necessárias para reunir, a partir deste sábado, o Conselho Central da OLP e o Comitê Legislativo palestino (CLP, Parlamento). O objetivo é discutir a nomeação do primeiro-ministro.

Homem discreto, estudioso e competente, Abbas foi um dos arquitetos dos acordos de paz de Oslo (1993), entre israelenses e palestinos, praticamente em desuso hoje em dia. Mesmo assim, continua sendo um interlocutor válido para os israelenses, o que lhe rendeu a antipatia de boa parte dos palestinos.

Pressionado pela comunidade internacional, Arafat anunciou em 14 de fevereiro passado que aceitava indicar um primeiro-ministro. Esta mudança política foi pedida com insistência por Israel e pelos Estados Unidos, ansiosos por limitar o poder do líder histórico do movimento palestino, a quem o governo do premier israelense, Ariel Sharon, não dá crédito.

A decisão deverá ser aprovada pelas autoridades palestinas, que se reunirão, caso o governo de Israel permita, entre os dias 8 e 12 de março, em Ramallah.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;