Economia Titulo
Integra do discurso de Gustavo Franco oficializando sua demissao
Do Diário do Grande ABC
13/01/1999 | 11:40
Compartilhar notícia


"Já faz algum tempo que eu venho contemplando a idéia de deixar a presidência do Banco Central. As razoes para isso sao, em primeiro lugar, de ordem pessoal: a necessidade de me dedicar mais aos assuntos familiares, há tempo em um injustificável segundo plano. Mas sao também, e principalmente, de ordem profissional: o desgaste natural depois de cinco anos ininterruptos de trabalho, como secretário adjunto de Política Econômica, diretor da área externa e finalmente presidente do Banco Central do Brasil.

Há também a necessidade de buscar novos desafios e de dar lugar a outros com mais ímpeto para continuar as linhas de atuaçao do Banco Central e ajudar a consolidar o Plano Real. Sempre tive claro que o Plano Real nao pode depender da colaboraçao individual de pessoas especiais e que é uma obra coletiva, coordenada pelo presidente da República e patrimônio da Naçao

Já faz tempo, também, que venho amadurecendo a idéia que necessitamos flexibilizar as políticas de juros e de câmbio de modo a superarmos a crise e retomarmos o crescimento. O mundo mudou, e é preciso responder a essas novas circunstâncias de forma positiva e criativa.

Na verdade, há tempos venho dizendo que a agenda da estabilizaçao gradualmente veio a se transformar numa agenda do desenvolvimento. Isto significa que devemos alterar as ênfases e as prioridades, adaptá-las a novos objetivos e circunstâncias e, em conseqüência, também remanejar pessoas. Os desafios se renovam, e as pessoas, também. Jamais seria minha intençao servir como embaraço à natural reorientaçao das políticas de juros e câmbio, conforme desejo do presidente da República.

Assim sendo, tornou-se natural que os dois assuntos - meu desligamento e a flexibilizaçao das políticos de juros e câmbio - devessem ser considerados em conjunto, e que ao meu sucessor coubesse o trabalho de formular e conduzir as alteraçoes nas referidas políticas.

Em instantes, o professor Francisco Lopes, que vai me suceder, vai estar-lhes falando sobre o futuro. O professor é pessoa da maior competência, de grande experiência no trato dos mercados e está perfeitamente capacitado para conduzir as mudanças. Foi dele a formulaçao e será dele a conduçao das mudanças. Tomei conhecimento dos detalhes e apóio integralmente as alteraçoes, e tenho toda certeza de que serao bem sucedidas.

Estou, no presente momento, entrando em férias (tenho 60 dias acumulados) enquanto o diretor Francisco Lopes assume interinamente a presidência do Banco Central do Brasil e simultaneamente o seu nome é submetido pelo senhor presidente da República ao Senado Federal para a presidência desta Casa. Tao logo o diretor Francisco Lopes tenha o seu nome aprovado pelo Senado e seja nomeado pelo senhor presidente da República, eu formalizarei o meu desligamento do Banco Central do Brasil. Isto nao encerra, todavia, a minha colaboraçao com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

É firme o desejo do senhor presidente da República que eu permaneça trabalhando próximo a ele, numa funçao de assessoria na qual, desincumbido de responsabilidades executivas e administrativas. Creio poder ajudar o presidente numa reflexao mais geral sobre economia em planos estratégicos e projetos especiais que a dura rotina de uma funçao executiva jamais deixa tempo para consideraçao.

O presidente da República decidiu criar um conselho de assessores econômicos, na montagem do qual estarei envolvido e, possivelmente, ocuparei uma de suas cadeiras. O Brasil precisa de idéias novas, e este conselho poderá servir de veículo para sua concepçao e expressao.

Durante esses cinco anos e oito meses de trabalho, em várias funçoes, participei de inúmeras batalhas, trabalhei pelo Brasil com toda a minha energia e toda a dedicaçao possível. Nao se tem noçao do quanto é desgastante e solitária a defesa de princípios, a execuçao de políticas impessoais, voltadas para a maioria, freqüentemente contrariando interesses poderosos e despertando ressentimentos.

A defesa da moeda nao conta com a ajuda de ælobbiesÆ nem grupos de pressao. O trabalho de se evitar a tributaçao do pobre através da inflaçao traz benefícios às maiorias silenciosas e desorganizadas, cuja voz se faz ouvir somente nas eleiçoes.

Mas é com satisfaçao que olho para trás, para o trabalho realizado e para as transformaçoes que o Brasil experimentou e para as quais tive a alegria de contribuir. A abertura, a estabilizaçao, a privatizaçao, as reformas previdenciária e administrativa e o reordenamento do sistema financeiro, sao transformaçoes que terao seus efeitos ainda por muitos anos à frente, para o bem do País.

Tive a honra e a safistaçao de trabalhar com alguns dos melhores brasileiros que existem, a começar pelo presidente da República, sob cuja liderança o Brasil tem atravessado todas essas mudanças e de quem nao tem faltado a coragem para mudar.

Gostaria de agradecer especialmente ao meu amigo Pedro Malan, pela confiança em mim depositada, pelo apoio nas horas difíceis e pelas incontáveis liçoes ao longo do caminho. Foram muitos amigos feitos aqui, especialmente, dentre os funcionários desta casa. A esses todos eu gostaria de estender os meus agradecimentos mais sinceros pelo apoio e pela confiança depositada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;