Economia Titulo
S&P: corte de nota da França não está no horizonte
09/08/2011 | 07:56
Compartilhar notícia


Um rebaixamento do rating (nota) soberano da França e do Reino Unido não está no horizonte dos próximos dois anos, afirmou Moritz Kraemer, diretor da agência de classificação de risco Standard & Poor's para ratings soberanos europeus, ao jornal alemão Handelsblatt.

Segundo Kraemer, a S&P sinaliza os riscos que vê por meio das perspectivas que atribui aos ratings e, tanto para a França como para o Reino Unido, "nós temos uma perspectiva estável, o que sinaliza que do ponto de vista de hoje nós não esperamos um rebaixamento nos próximos dois anos". No entanto, Kraemer observou que os riscos predominam na zona do euro.

A S&P vem sendo criticada por ter cortado o rating dos EUA na última sexta-feira, contribuindo para uma grande liquidação nos mercados de ações globais. Os investidores agora estão preocupados com a França e o Reino Unido, dois países com classificação AAA com posições fiscais vulneráveis e que poderiam ser os próximos na fila para um rebaixamento.

Um corte no rating da França poderia dificultar reformas no fundo de resgate da zona do euro, a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), e assim aumentar a pressão sobre países da periferia do bloco.

"Não é nosso trabalho acalmar os mercados. Nós temos de classificar os riscos conforme os vemos", afirmou Kraemer ao jornal alemão. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;