Turismo Titulo
Amapá abriga o maior parque nacional do Brasil
20/10/2021 | 15:50
Compartilhar notícia


O Parque Montanhas do Tumucumaque, maior parque nacional do Brasil e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo, é um bom destino para turistas que buscam contato direto com a natureza e ao ar livre. Localizado ao noroeste do Amapá, o complexo tem uma área de 4 milhões de hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Passeio pelo maior parque nacional do Brasil

A atividade turística no parque se dá em dois polos diferentes: o Polo Amapari e o Polo Oiapoque. Para aproveitar o potencial gerado pelo pós-pandêmia, a Amapá Ecocamping, operadora especializada em produtos turísticos na região amazônica, tem vendido muitos pacotes para grupos de turistas brasileiros e estrangeiros.

O pacote oferecido pela empresa começa no Rio Amapari. O ponto de partida para a jornada é um transfer em voadeiras (embarcações de alumínio) por 80 km até o Centro Rústico de Vivência (CRV), base do Parque do Tumucumaque. Esse percurso dura em torno de seis horas. Para aliviar o cansaço, são oferecidas paradas para alimentação, banho de rio e descanso.

Durante o tour, a vivência ribeirinha permite uma tarde inteira de atividades desenvolvidas com a comunidade para apresentar o estilo de vida dos locais. Não há um itinerário fixo, o que permite que o viajante escolha entre algumas experiências como passeio de canoa ou barco, casa da farinha, casa de cana de açúcar, visita à vila do cachaço e trilha da cachoeira da Dona Antonia.

Não existem muitos hotéis ou pousadas na região. Por isso, quem opta por desbravar o Tumucumaque conta com a cortesia de famílias que adaptaram suas casas para servir de apoio logístico aos grupos que se aventuram por lá.

Aluguel de carro mais barato? Pesquise por diversas locadoras de uma vez na Rentcars e encontre os melhores preços.

Outra opção de passeio é a Trilha Ecológica da Copaíba. Ela passa pelo interior da floresta preservada, que permite o conhecimento da rica diversidade arborícola, habitat natural de aves, mamíferos, répteis, fungos, cipós e várias surpresas do bioma amazônico. As espécies que mais se destacam são: maçaranduba, maparajuba, cupiúba, mandioqueira, louros, acapu, acariquara, faveiras, abiuranas, tauari e tachi.

“Já na Trilha Ecológica do Monitoramento, o foco é apreciar o passeio interpretativo pelo interior da mata para observação de tocas de animais terrestres, ninhos de pássaros e insetos autóctones. Durante o trajeto todos ficam parados em pontos estratégicos para ouvir os sons e observar o movimento da fauna. O uso de binóculos é indicado, pois maximiza a capacidade de visualização”, explica Victor Hugo Fernandes, proprietário da Amapá Ecocamping. O parque possui uma fauna que vai desde grandes carnívoros, como a onça-pintada e a suçuarana, até beija-flores multicoloridos, como o beija-flor-brilho-de-fogo. Espécies importantes, como o joão-rabudo e o papa-moscas, também podem ser encontradas no local. Entre os primatas, é possível avistar podem espécies como o macaco-de-cheiro, o macaco-prego, o cuxiú, o paraguaçu, o guariba e o macaco-aranha.

PLANEJE SUA VIAGEM

Ao planejar uma viagem para conhecer o Amapá e o Parque Montanhas do Tumucumaque, maior parque nacional do Brasil, é importante ficar atento a uma série de detalhes. Na hora de comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, usamos as ferramentas abaixo, sempre muito úteis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;