Internacional Titulo
Senado belga autoriza casamentos de homossexuais
Da AFP
28/11/2002 | 19:40
Compartilhar notícia


O Senado belga aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que autoriza o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. A Bélgica será o segundo país europeu a adotar a medida, depois da Holanda.

O texto, aprovado por 46 votos a favor e 15 contra, recebeu o apoio dos partidos da maioria "arco-íris" (liberal, socialista e ecologista) no poder na Bélgica desde 1999.

O projeto prevê que casais do mesmo sexo tenham os mesmos direitos especialmente em matéria de patrimônio e herança. O quadro muda em relação à adoção e filiação. No caso de duas lésbicas, a mãe biológica será considerada a única mãe, mas um casal de homens homossexuais não poderá adotar crianças.

O texto ainda terá de ser aprovado pela Câmara de Representantes para entrar em vigor.

"Com a evolução da mentalidade, não há nenhuma razão para não abrir o casamento aos pares do mesmo sexo", declarou em junho de 2001 o primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, ao anunciar a medida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;