Automóveis Titulo
Bico injetor e ecologia lado a lado
Marcelo Monegato
Enviado a Hortolândia (SP)
14/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As pesquisas e projetos para o desenvolvimento de veículos cada vez menos poluentes e mais econômicos são constantes. Profissionais altamente capacitados não param de quebrar a cabeça em busca de novas tecnologias que ofereçam ao consumidor produtos ecologicamente corretos.

A Magneti Marelli - empresa fundada na Itália em 1919 e que atua no Brasil desde 1978 - lançou na sua unidade em Hortolândia (SP) o bico injetor Pico Eco, que promete, entre outras coisas, uma redução de até 20% das emissões de gases poluentes dos motores bicombustíveis - enquadrando a maioria dos veículos flexíveis dentro da fase L5 do Proconve (Programa de Controle Veicular), que estará em vigor a partir de 2010.

O bico injetor, antes de tudo, é o responsável por - como o próprio nome diz - injetar o combustível na câmara de combustão para a sua queima. De acordo com Gino Montanari, diretor técnico da Magneti Marelli, além de diminuir as emissões, o Pico Eco reduz também o consumo de álcool e de gasolina em até 3%.

A simplicidade é outra característica deste novo bico injetor. A peça é constituída por somente 11 componentes, três a menos do que a geração anterior de bicos injetores. Os materiais utilizados, por sua vez, também são mais adequados ao uso dos motores movidos a álcool e gasolina. Questionado sobre se o Pico Eco pode ser utilizado em propulsores mais antigos, Montanari foi claro. "Não seria ideal, pois o motor teria de ser recalibrado para receber a peça."

O Pico Eco já está sendo utilizado nos blocos dos carros bicombustíveis. Cerca de 80% da produção inicial (3.000 unidades por mês) atenderá o mercado interno. O restante será voltado para a exportação, em especial para os Estados Unidos.

Além do Pico Eco, a Magneti Marelli trabalha em novas tecnologias. Uma delas é o sistema de partida a frio ECS (Ethanol Cold System), que elimina a necessidade do tanquinho de gasolina utilizado nos veículos flexíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;