Internacional Titulo
Três quadros feitos por chimpanzé são vendidos por 20 mil euros
Da AFP
20/06/2005 | 15:47
Compartilhar notícia


Três pinturas feitas pelo chimpanzé Congo, que estavam ao lado de obras de Renoir, Fernand Léger e Andy Warhol em uma Casa de Leilões de Londres, foram vendidas nesta segunda-feira por 14,4 mil libras (21,6 mil euros).

Estimados entre 600 e 800 libras cada pela Casa de Leilões Bonham, os três quadros foram arrematados por Howard Hong, um americano que se define "grande amador de pintura moderna e contemporânea".

Congo já produziu mais de 400 desenhos e pinturas. Começou a pintar nos anos 1950, incentivado pelo antropólogo Desmond Morris. Célebre por seus livros e programas televisivos sobre o mundo animal, o cientista expôs os quadros de Congo em Londres em 1957, convencido de que os chimpanzés têm uma sensibilidade artística.

Diz-se que o próprio Picasso chegou a pendurar em seu ateliê um quadro de Congo, cujo estilo qualificou de "expressionismo abstrato".

"Duvido que alguma obra de chimpanzé tenha sido vendida em um leilão", declarou antes da venda Howard Ruthkowski, especialista em arte moderna e contemporânea da Casa Bonhams.

Várias obras de mestres da pintura foram arrematadas no mesmo leilão, entre elas uma compressão em papelão de César, por 5 mil libras (7,5 mil euros), um desenho de William Kentridge, por 12 mil libras (18 mil euros) e um desenho de Derain representando as margens do Lot, por 3,6 mil libras (5,3 mil euros).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;