Internacional Titulo
Pesquisas apontam Toledo como o novo presidente do Peru
Do Diário OnLine
Com Agências
03/06/2001 | 19:21
Compartilhar notícia


Cerca de 15 milhões de peruanos foram às urnas neste domingo para escolher o novo presidente do país. O resultado da votação, que se encerrou às 16h locais (18h de Brasília), deve ser conhecido apenas na próxima quarta-feira.

De acordo com a última pesquisa de boca-de-urna, o candidato de centro, Alejandro Toledo, tem entre 53,3% e 54,4% das intenções de voto, e o social-democrata, Alan Garcia, entre 45,6% e 46,7%. O chefe da Oficina de Processos Eleitorais (Onpe), Fernando Tuesta Soldevilla, recomenda aos peruanos que esperem os resultados oficiais, que serão anunciados a partir das 22h locais (meia note, horário de Brasília). "Os números das pesquisas boca-de-urna têm margem de erro", adverte.

Para garantir a segurança dos eleitores, cerca de 145 mil homens das Forças Armadas foram mobilizados em todo o território para evitar manifestações e atentados. Nenhum tumulto foi registrado durante todo o dia.

Esta é a quarta vez, em apenas um ano, que os peruanos vão às urnas. Em 2000, foram duas: o primeiro e segundo turno das eleições presidenciais, que resultaram na vitória do ex-presidente Alberto Fujimori, destituído do poder devido a acusações de corrupção e de envolvimento no massacre de 15 pessoas em novembro de 1991. Neste ano, os eleitores votaram mais uma vez no dia 8 de abril, determinando um segundo turno entre Toledo e Garcia.

O presidente eleito toma posse no dia 28 de julho e permanece no poder até o ano de 2006. Durante esse tempo, ele terá a tarefa de controlar o alto índice de descontentamento dos peruanos com o governo, gerado durante os dez anos da ditadura de Fujimori.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;