Política Titulo
Oposição critica fusão de Pastas
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
18/03/2011 | 07:18
Compartilhar notícia


A intenção do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), em promover a fusão das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos tece repercussão natural no ambiente político: foi criticada pela oposição e defendida pela base de sustentação. Para concretizar a unificação, o chefe do Executivo tem de enviar projeto de lei para aprovação do Legislativo.

Segundo o secretário de Governo, Maurício Soares, está em estudo a união das Pastas por serem duas áreas semelhantes em que "o titular poderia tocar de forma conjunta por suas similaridades".

O líder da oposição na Câmara, Ary de Oliveira (PSB), analisa de forma enfática a unificação dos setores. "A Secretaria de Obras poderia se fundir com qualquer uma, porque não faz nada, foi esvaziada na reforma administrativa (efetivada em janeiro de 2010). Agora é a Secretaria de Planejamento Urbano e Ação Regional que faz a maioria dos serviços de fiscalização, emissão de alvará e outras ações", analisa o socialista.

"É uma mudança que pode atrapalhar. São Bernardo é enorme, cabe várias cidades dentro dela. Do jeito que está já é difícil fazer a limpeza e manutenção, de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos. É uma prerrogativa do prefeito, se acha que é melhor assim, o problema é dele. Mas vai se dar mal, eu não faria", considerou o tucano Admir Ferro.

Gilberto França (PMDB) também não gostou da ideia. "Dizem que as duas Pastas têm afinidades, mas não vejo dessa forma. A Secretaria de Obras tem pessoal qualificado, como engenheiros, arquitetos que emitem documentos, ficalizam. Já a de Serviços Urbanos tem trabalho mais braçal, de limpeza e manutenção da cidade. E é muito complexa sozinha, porque já é dividida em três ou quatro departamentos. Cada uma tem sua atribuição", avalia o peemedebista.

Vereador da base aliada de Marinho, Tião Mateus (PT) saiu em defesa do governo. Viu com bons olhos o fato de o prefeito ter sinalizado a possível fusão com o anúncio de um mesmo titular para as duas Pastas (José Cloves da Silva). "Talvez essa situação seja uma fase de experiência para efetivar a união. Uma área é complemento da outra. Acho possível a mudança."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;