Nacional Titulo
Bastos: novo passaporte será um dos mais seguros do mundo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
05/05/2005 | 20:54
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou nesta quinta-feira que o novo passaporte brasileiro, que começa a ser emitido em janeiro de 2006, será um dos mais modernos e seguros do mundo. Segundo ele, o novo documento vai dar ao brasileiro maior segurança e conforto no tráfego internacional. Ele poderá ser equiparado aos passaportes emitidos pelos Estados Unidos, Paquistão e França.

"Com o lançamento do novo passaporte, podemos dizer que estamos saindo do século 19 e passando diretamente para o século 21, o da era digital", disse o ministro. O atual passaporte brasileiro é um dos mais vulneráveis do mundo, por isso a necessidade de ser trocado.

"Ele é fácil de falsificar, não oferece nenhuma segurança ao cidadão e gera desconfiança em todos os serviços de fronteiras. A sua atualização e modificação era uma tarefa de primeira linha e de muita importância", afirmou.

O ministro explicou que o projeto do novo passaporte compreende, além da emissão da caderneta de viagem, um completo sistema de controle a ser instalado em todos os aeroportos, portos, pontos de fronteira e rede consular no exterior, com leitura mecânica do documento na fiscalização do tráfego internacional. "Com este novo sistema, vamos sair do estilo medieval, o de tomar a impressão digital dos estrangeiros que chegam. Agora, eles vão ter o seu passaporte lido diretamente no código de barra".

O novo documento de viagem do brasileiro terá a cor azul, de acordo com o padrão estabelecido pelo Mercosul, e contará com 16 novos itens de segurança, que tornarão sua falsificação praticamente impossível. As mudanças seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional, agência ligada às Nações Unidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;