Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Alex Flemming reflete sobre tecnologia
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:49
Compartilhar notícia


Em passagem pelo Brasil, o artista plástico paulistano, radicado em Berlim, Alex Flemming traz para São Paulo exposição relâmpago. O público terá somente hoje e amanhã para conferir a mostra intitulada "Lápides", que ocupará a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma nova série de pinturas sobre superfície não tradicional. "Eu sempre gostei de fazer pesquisa sobre materiais. Durante anos, usei diferentes superfícies para fazer pinturas como animais entalhados, roupas minhas e móveis encontrados na rua", exemplifica.

Desta vez, Flemming escolheu notebooks. Pediu para alguns amigos doações de computadores que já não estavam em uso, pintou os equipamentos com grossas camadas de tinta acrílica e escreveu em cada tela o nome de seu antigo proprietário em representação de lápides que revelam a morte da tecnologia obsoleta.

Ao todo são 48 peças, que ficarão dispostas no chão de forma geométrica. Assim, Flemming apresenta ao público o 'cemitério instantâneo' dos prazeres cibernéticos. "Eu amo cemitérios porque são espelhos da sociedade em que vivemos. Neles, há vários tipos de pessoas", justifica.

Para Flemming, é importante o artista refletir sobre o seu tempo. "A vida é rápida demais. Em vez de ficarem em frente ao universo virtual, as pessoas deveriam se preocupar mais com o outro, o pobre mendigo que está na Avenida Paulista", afirma. E completa: "As pessoas deixam de ver e sentir a realidade para viver o mundo virtual, o que é questionável".

No sábado, entre 11h e 13h, a Pinacoteca do Estado também sediará o lançamento do livro "Alex Flemming" (Cosac Naify, 208 páginas, R$ 71), que foi escrito pela crítica Angélica de Moraes. "O livro apresenta uma análise crítica de toda a minha obra a partir da fotografia", afirma o artista de 58 anos.

Autor dos mosaícos instalados na Estação Santo André, que integram a série "Cabeças" (1991), Alex Flemming voltará na semana que vem para a capital da Alemanha, onde mora há 21 anos. "A vida em Berlim é o máximo. Existe enorme respeito à arte e à vida. Não existe trânsito nem especulação imobiliária. Alemanha é um país civilizado com C maiúsculo", resume o artista paulistano.

Lápides - Exposição. Abre hoje, às 10h. Na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, São Paulo. Tel.: 3324-1000. Visitação: somente hoje e amanhã, das 10h às 18h. Grátis (hoje) e R$ 6 (amanhã).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;