Internacional Titulo
Unesco adota plano de açao para garantir educaçao
Do Diário do Grande ABC
28/04/2000 | 13:18
Compartilhar notícia


O Foro Mundial sobre a Educaçao, organizado pela Unesco em Dacar, que tem como objetivo definir a maneira de assegurar uma educaçao de base de qualidade a todos os menores do mundo aprovou, nesta sexta-feira, um plano de açao até 2015 com objetivos precisos.

``Comprometemo-nos a assegurar para todos os cidadaos e todas as sociedades uma educaçao de base e expressamos nossa determinaçao coletiva de atuar', afirma o texto da resoluçao final.

A resoluçao foi aprovada depois de três dias de debates, de apresentaçao de balanços prospectivos, de constataçao de conquistas, mas também de fracassos e de múltiplas reunioes de trabalho dos 1.500 participantes do Foro: funcionários, dirigentes de setores de educaçao e membros de associaçoes de 150 países membros da Unesco.

A resoluçao lembra que 113 milhoes de menores continuam sem ter acesso ao ensino primário e que o mundo ainda conta com 880 milhoes de analfabetos.

``Isto é inaceitável, a educaçao é um direito fundamental do ser humano, é também uma condiçao essencial para a reduçao da pobreza e das desigualdades, para um desenvolvimento duradouro e para a paz e a estabilidade no mundo', acrescenta o texto, que propoe um comprometimento ``sem demora' para se atingir cinco objetivos.

Os objetivos sao: desenvolver a proteçao da educaçao da pequena infância; conseguir que todos os menores tenham a possibilidade de acesso a um ensino primário obrigatório, gratuito e de qualidade e segui-lo até o final; melhorar em 50% o nível de alfabetizaçao dos adultos, em particular das mulheres, daqui a 2015, e garantir a todos os adultos um acesso eqüitativo aos programas de educaçao de base e de educaçao permanente; eliminar as disparidades entre os sexos e instaurar a igualdade neste domínio, velando em particular para que se assegure às meninas um acesso sem restriçoes à educaçao; e melhorar a qualidade da educaçao, a fim de obter para todos resultados quantificáveis tanto no relativo ao saber como nas concorrências indispensáveis para a vida diária.

Para alcançar esses objetivos, a resoluçao pede ``um forte compromisso político em nível nacional e internacional', com promoçao de sistemas educativos ``claramente articulados em estratégias de eliminaçao da pobreza e de promoçao da igualdade entre os sexos, participaçao da sociedade civil na aplicaçao e o seguimento dessas estratégias, utilizaçao de novas tecnologias para a realizaçao destes objetivos, aplicaçao, finalmente, de um meio ambiente sao e seguro'.

O texto ainda diz que somente a vontade política nao é suficiente para atingir os objetivos. ``A vontade política nada pode, porém, sem meios, e a comunidade internacional nao ignora que muitos países nao se encontram atualmente em condiçoes de atingir esses objetivos em prazos aceitáveis'.

Por isso, é preciso mobilizar novos recursos financeiros, preferentemente em forma de empréstimos e ajudas em condiçoes prioritárias através de instituiçoes de financiamento bilateral e multilateral, como o Banco Mundial, os bancos regionais de desenvolvimento, mas também o setor privado, acrescenta o texto, asseverando que ``nenhum país que assuma um compromisso sério em favor da educaçao verá seus esforços contrariados pela falta de recursos'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;