Cultura & Lazer Titulo Show
Cancioneiro portenho
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Mistura inusitada e elegante, com milongas, zambas, tangos, valsas e sanfona. É isso que o trio Jogando Tango mostra ao público hoje, às 20h, no Sesi de Mauá. A proposta do grupo nasceu em 2009, a partir do desejo dos músicos de ver a música argentina propagada aqui no Brasil.

Formado pelo argentino Juan Pablo Ferrero (violão) e pelos brasileiros Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo), o trio mergulhou em pesquisa no cancioneiro argentino para construir o repertório do primeiro disco, 'Hecho a Mano', lançado em 2011.

"Basicamente escutamos muitos discos, de todos os estilos e períodos históricos, tentando não deixar de fora de nossa pesquisa nenhum compositor e arranjador importante, a exemplo de Anibal Troilo, Oswaldo Pugliese, Julio de Caro, Horacio Salgán, entre muitos outros", conta Pereira.
O trabalho desta pesquisa, segundo o contrabaixista, tem a preocupação de difundir a cultura dos países vizinhos no Brasil.

Além dessa missão, o trio conta com algo atípico em sua musicalidade. Conhecido em algumas regiões do País, o acordeom, ou sanfona, substitui o som do bandoneon - instrumento tradicional na Argentina e Uruguai. "Os ouvintes mais exigentes escutam uma diferença de timbre, mas o Ricardo se apropriou tão bem da linguagem, que soa tango, mesmo não sendo um bandoneon", afirma o músico.

No álbum da banda, canções que nasceram nos anos 1920, 1930 e 1940 se misturam a arranjos de Anibal Troilo e Roberto Grella, criados na década de 1960. De acordo com Pereira, o duo marca forte influência na identidade do Jogando Tango. "Nossa sonoridade busca sempre se aproximar do estilo dessa época, simplesmente porque nos parece incrível a forma como se troca de função musical o tempo todo. É como num jogo, onde a bola nunca para no pé de um homem só", diz.

Pereira conta que preparar releituras para essas canções é algo trabalhoso. Nos arranjos, os músicos misturam contracantos clássicos com harmonizações de arranjadores modernos como Federico Grella. Também trazem ideias próprias, baseadas em tudo o que os três músicos escutam. "O resultado disso tudo é o nosso repertório atual, que levou bastante tempo para ser levantado, mas que sem dúvida é um trabalho que nos dá muito prazer."

O Jogando Tango já tem nome para o próximo disco: 'Onde Está a Fronteira?'. "Estamos elaborando um lindo projeto de pesquisa da música do Norte da Argentina e Sul do Brasil", afirma o músico.

Jogando Tango - Show. Hoje, às 20h. No Sesi Mauá - Av. Presidente Castelo Branco, 255, Mauá. Tel.: 4542-8950. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;