Esportes Titulo
Atletas e artistas entram em acordo e lei será alterada
Das Agências
12/12/2006 | 22:21
Compartilhar notícia


Atletas e artistas encontraram uma saída para repartir o bolo de patrocínios privados. Em vez de de brigar pelo mesmo tipo de recursos, representantes das duas categorias reunidos ontem, em Brasília, fizeram uma proposta para ampliar o leque de incentivos fiscais às empresas interessadas em investir nos dois setores.


Inicialmente, o Esporte contaria com a mesma fatia de dedução da Lei Rouanet (Cultura), de 4% do Imposto de Renda da pessoa jurídica. Artistas e produtores temiam que os investidores trocassem a Cultura pelo Esporte e iniciaram lobby no Congresso para alteração da Lei de Incentivo Fiscal do Esporte.


Diante da polêmica, ficou decidido que as doações para iniciativas ligadas ao Esporte sairão de áreas como investimento tecnológico e despesas com vale-alimentação, que podem ser abatidas no IR no limite de 4%. Com isso, a lei que estava para ser votada no Senado terá de ser alterada e voltará à Câmara.


Segundo dados do Ministério da Cultura, pouco mais de 1,9 mil empresas privadas usaram o incentivo do governo para investir em arte no ano de 2005. O montante equivale a cerca de R$ 730 milhões no período. Há, no entanto, uma demanda reprimida de quase 180 mil empresas que poderiam atuar como patrocinadoras, mas ainda estão de fora.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;