Internacional Titulo
Terremoto em Java deixa vários mortos e centenas de feridos
Do Diário OnLine
Com AFP
26/05/2006 | 23:02
Compartilhar notícia


O terremoto de 5,9 graus na escala Richter que abalou na manhã deste sábado a ilha indonésia de Java deixou mortos e "centenas de feridos", que foram levados para o hospital, informou uma rádio local.

"Ainda não temos um balanço, mas, sim, há vários mortos e centenas de feridos", declarou Subiyakto, da polícia da província de Yogyakarta, uma região densamente povoada.

Vários feridos procedem da zona de Bantul, 10 km ao sul da cidade universitária de Yogyakarta, segundo testemunhas citadas pela rádio.

"Numerosas pessoas ficaram feridas e estão sendo atendidas na parte externa do hospital" (Muhammadiyah, da cidade de Yogyakarta). "Os carros com feridos fazem fila" na porta do centro médico, revelou um jornalista da Rádio Elshinta.

De acordo com um oficial do Hospital Geral de Panti Rapih, também em Yogyakarta, "centenas de pessoas estão sendo admitidas e continuam chegando".

O terremoto ocorreu às 5h53 local (19h53 de Brasília), e seu epicentro foi situado a 37,6 km ao sul da cidade de Yogyakarta, segundo a Agência Sismológica de Jacarta.

Logo após o tremor, sentido em várias cidades do centro e leste da ilha de Java, a rádio Elshinta informou a destruição de várias casas na região de Bantul.

"O informe indica que o terremoto se produziu no litoral e foi seguido de ondas gigantes", explicou o chefe da polícia de Yogyakarta, Bambang Hari Sampurnojati, em declarações à ElShinta.

"Não há energia elétrica em toda a cidade", disse o policial, acrescentando que algumas áreas também estão sem telefone.

"O terremoto provocou pânico na população", ressaltou.

Em 26 de dezembro de 2004, um sismo de mais de 9 graus Richter ao longo de Sumatra provocou um tsunami que atingiu pelo menos dez países do oceano Índico e deixou mais de 168.000 mortos ou desaparecidos na Indonésia.  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;