Economia Titulo
Consumo interno de suco de laranja cresceu 33% em 99
Do Diário do Grande ABC
04/02/2000 | 15:27
Compartilhar notícia


Seguindo a mesma linha do aumento do consumo interno, Ademerval Garcia, presidente da Abecitrus, disse que o consumo de suco de laranja no País vem registrando índices "supreendentes", que devem aumentar ainda mais este ano. Segundo ele, foram consumidos em 99 cerca de 160 milhoes de litros, 33% a mais do que no ano anterior.

Para o ano 2000, a perspectiva é de elevar esse montante para 200 milhoes de litros. "Existe demanda reprimida no mercado interno e isso nada mais é do que um incentivo para as indústrias se expandirem cada vez mais", comentou ele. Segundo dados da Abecitrus (Associaçào Brasileira de Exportadores de Citros), apenas 1% do suco industrializado fica no país e a maior parte ainda é utilizada para a fabricaçao de refrigerantes. Para Ademerval Garcia, no entanto, essa tendência está prestes a começar a mudar. "O consumo de suco pasteurizado tem regis trado avanços extraordinários, principalmente depois que as indústrias de leite, como Parmalat e Nestlé se interessaram pelo negócio", disse.

O interesse das indústrias de leite se explica. As máquinas utilizadas na fabricaçao do suco pastateurizado sao as mesmas da pasteurizaçao do leite. "O ideal é que essas empresas entrem no mercado, porque é muito difícil novas fabricantes surgirem do nada, devido ao elevado investimento necessário", avaliou. Ele disse ainda que a campanha pelo consumo de laranja no mercado interno poderá ter a longo prazo efeito na elevaçao da média de consumo de suco per capita no país, por ano, que hoje é de 20 litros contra 40 litros nos Estados Unidos e 11 litros na Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;