Política Titulo Editorial
Falha inadmissível
Do Diário do Grande ABC
12/09/2021 | 10:31
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde precisa rever urgentemente os procedimentos de divulgação de informações relativas à proliferação da variante delta, considerada mais transmissível e letal, pelo território paulista. Na semana passada, o departamento confirmou que a nova cepa do coronavírus havia chegado ao Grande ABC, via Mauá. A gravidade do assunto fez com que veículos de imprensa, incluindo este Diário, cuidassem de repassar o fato aos seus leitores.

Imediatamente, as autoridades mauaenses contestaram o dado, alegando que se tratava de um equívoco – e elas estavam certas, como assumiu ontem a pasta estadual.

Um dos Estados mais transparentes no trato da pandemia e cujo respeito à ciência acelerou o processo de descoberta e aplicação da vacina contra o coronavírus, São Paulo não pode cometer barbeiragens deste tipo exatamente no momento em que os números de casos de infecção e mortes começam a arrefecer. Manter a precisão e a cautela com as informações é essencial para a vitória.

Nos últimos dias, enquanto a Secretaria de Estado sustentava a informação de que a delta havia sido confirmada em Mauá, os moradores da cidade entraram em pânico. Nas redes sociais, insuflada por políticos oportunistas que apostam no quanto pior, melhor, a população mauaense deixou registrado o seu desespero. Embora a equipe do prefeito Marcelo Oliveira (PT) tenha reagido imediatamente, garantindo haver erro na versão oficial, o estrago já havia sido feito.

A correção da informação pela Secretaria de Estado da Saúde, todavia, não deve servir de estímulo aos moradores de Mauá para que reduzam os cuidados com o coronavírus. Pelo contrário. O instante é de continuar seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias. Até porque a nova cepa já está na região. Há dois casos confirmados em Diadema, o que deve colocar todo o Grande ABC em alerta. Que os cidadãos façam a parte que lhes cabe, assim como o governo paulista deve redobrar os cuidados para não voltar a cometer falhas inaceitáveis como a da semana passada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;