Nacional Titulo
PM desocupa 6 fazendas e prende 13 sem-terra no PR
Do Diário do Grande ABC
23/05/1999 | 19:27
Compartilhar notícia


Seis fazendas foram desocupadas neste domingo na regiao de Querência do Norte, noroeste do Paraná. Por volta das seis horas da manha 410 policiais acompanhados por seis oficiais de justiça retiraram cerca de 450 famílias das fazendas Mirador, Arapongas e Ipê. De acordo com o assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Valdir Córdova Bicudo, 13 sem-terra foram presos por porte ilegal de armas, resistência à desocupaçao e desacato à autoridade.

Por volta das 14 horas 42 famílias teriam saído de outras três fazendas Belo 1, 2 e 3, em Querência do Norte. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra as seis fazendas foram desocupadas durante a madrugada.

Nas fazendas Mirador, Arapongas e Ipê foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e duas escopetas. Os sem-terra presos foram levados para o município de Paranavaí, onde passaram por exames de lesoes corporais antes de ser encaminhados à delegacia.

Nas fazendas Belo 1, 2 e 3, segundo a Secretaria de Segurança, a iniciativa de desocupaçao partiu das próprias famílias. Depois de ser procurado pelos sem-terra, o dono da fazenda indicou o administrador das fazendas, Gustavo Cota, para fazer um acordo. As famílias teriam aceitado sair desde que o fazendeiro pagasse as despesas com a mudança. Nesta tarde dois caminhoes e dois ônibus levaram as 42 famílias para um assentamento na regiao.

Uma das integrantes da direçao regional do MST, Marli Brambina, desmente a versao da Secretaria de Segurança. Segundo ela, a Polícia Militar cercou as seis fazendas durante a madrugada, manteve presos os líderes enquanto iniciava a retirada dos barracos e ao amanhecer retirou as famílias das áreas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;