Internacional Titulo
Morre um dos pais da independência de Angola
Da AFP
03/08/2007 | 13:54
Compartilhar notícia


Um dos pais da independência de Angola, Holden Roberto, 84 anos, morreu na quinta-feira devido a um infarto, informou nesta sexta-feira o seu partido, a FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola).

"Nosso líder histórico, o irmão Alvaro Holden Roberto, morreu na quinta-feira, às 8h, em sua residência. Nós pedimos a todos os militantes que permaneçam calmos, para que possamos prestar as devidas homenagens ao nosso líder", afirmou o vice-presidente da FNLA, Gola Kabkbangu.

Trajetória - Roberto criou a FNLA nos anos 60, quando diversos movimentos nacionalistas pressionavam pelo fim da opressão colonial portuguesa. Ele sempre foi o presidente do partido e permaneceu ativo na oposição parlamentar mesmo com seus problemas de saúde, que o levaram com urgência a Paris em janeiro.

Em abril de 1975, a FNLA foi um dos três grupos políticos que assinaram o acordo de paz com Portugal, que levou à independência de Angola no mesmo ano.

Com ajuda do Zaire e do Ocidente, a FNLA lutou ao lado da Unita (União Nacional pela Independência Total de Angola), contra o MPLA (Movimento Popular pela Libertação de Angola), apoiados pelo bloco soviético.

Após Cuba enviar força para apoiar a MPLA, a FNLA foi derrotada e Roberto iniciou um exílio em 1976 que duraria 15 anos e o levaria, entre outros lugares, para a França e o Zaire.

Retornando em 1991 para Angola, participou das eleições gerais em 1992, testemunhando a vitória da MPLA. Roberto permaneceu em seu país para ajudar a restaurar a paz, decretada apenas em 2002 após 27 anos de guerra civil. Ele era um crítico ferrenho do sistema bipartidário de Angola, representado pela MPLA e a Unita.

Em 2000, seu antigo aliado Lucas Ngonda, que criou uma facção dissidente da FNLA, exigiu que Roberto se retirasse da vida política. No Parlamento, o partido possui cinco cadeiras das 222 existentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;