Economia Titulo
Governo investigará 'lista negra’ de trabalhadores
Do Diário OnLine
19/09/2002 | 16:08
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho, Paulo Jobim, anunciou nesta quinta-feira que o governo vai investigar com rigor as empresas que criaram uma ‘lista negra’ de funcionários que acionaram a Justiça para reclamarem seus direitos. Os nomes dos ‘rebeldes’ ficavam em um banco de dados que as empresas consultavam antes de contratar um novo trabalhador.

Jobim lembrou que esta prática é crime e que o direito de recorrer à Justiça está expresso na Constituição Federal. O ministro deu as declarações após uma reunião com representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT). Eles disseram que vão recorrer denunciar o caso à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os empresários que utilizam esta prática poderão ser presos por crime contra a organização do trabalho. Jobim ressaltou que as empresas que usam a lista provavelmente são culpadas por alguma outra fraude, pois em caso contrário não estaria com medo de trabalhadores que vão à Justiça para exigir o cumprimento de seus direitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;