Internacional Titulo
Manifestantes protestam contra Haider na Austria
Do Diário do Grande ABC
19/02/2000 | 15:42
Compartilhar notícia


Milhares de manifestantes ocuparam neste sábado as ruas de Viena para protestar contra a atual coalizao governamental entre os conservadores e o partido ultradireitista de Joerg Haider. Apesar das intensas chuvas e das baixas temperaturas, pelo menos 10 mil pessoas se reuniram em vários pontos da cidade, tocaram apitos e gritaram palavras de ordem contra o governo e contra os nazistas. A passeata atravessou as ruas da cidade até se concentrar na histórica Heldenplatz (Praça dos Heróis), onde milhares de austríacos deram as boas vindas a Adolf Hitler em 1938.

'Vim de Paris para protestar contra o racismo e a xenofobia e ficarei aqui todo o tempo que a coalizao estiver no poder``, declarou Henri Samuelle Friedman, um artista francês que fazia a decoraçao do local com símbolos antinazistas. Os temas 'I shall be released``, de Bob Dylan, e 'Imagine``, de John Lennon, foram ouvidos através de alto-falantes instalados ao longo do percurso coberto pela passeata.

As manifestaçoes contra o governo sao uma prática quase diária em Viena desde a posse, em 4 de fevereiro, da nova coalizao entre o Partido Popular, liderado pelo Chanceler Wolfgang Schuessel, e o Partido Liberdade, de Haider. A Uniao Européia, Israel e Estados Unidos vêm tomando medidas para isolar a Austria politicamente, mas Schuessel declarou ao jornal suiço Neue Zuercher Zeitung que esperava que a manifestaçao de hoje fosse a última. A extrema esquerda e a juventude também têm manifestaçoes marcadas para este final de semana, mas a propósito disso, Schuessel declarou, 'depois disso, em algum momento, as coisas voltarao à normalidade``.

A oposiçao ao governo de Schuessel tem origem nas posiçoes de Haider contra a imigraçao e a expansao da Uniao Européia, assim como em seus elogios aos veteranos das forças de choque nazistas e ao 'ordenado`` programa de empregos de Hitler. Haider e outros acusaram os organizadores da passeata de pagar às pessoas para participar do protesto, mas o grupo de direitos humanos SOS Mitmensch, que tem sede em Viena e organizou a manifestaçao, rejeitou as acusaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;