Memória Titulo Memória
2000 Os triprefeitos

Na eleição municipal realizada em 1º de outubro de 2000, Celso Daniel, Mauricio Soares e Luiz Tortorello chegaram pela terceira vez à chefia dos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/08/2021 | 18:43
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Não houve necessidade de realização de um segundo turno no ABC, na eleição municipal número 38 da história política do Grande ABC.

791 – Em Santo André, Celso Daniel, com João Avamileno de vice, ambos do PT, venceram com 250.506 votos. Em segundo, Celso Russomano (PPB), 80.148; na sequência, Silvio Pina (PSDB), 14.293; Elcio Riva (PPS), 10.745; e Jaime de Almeida (PSTU), 1.324 votos. 

792 – Sargento Juliano foi eleito vereador em Santo André com o maior número de votos do Grande ABC: 9.168; oito vereadores não conseguiram se reeleger, entre os quais Montorinho, Franco Masiero e Antonio Padre. Renovação de 42%.

793 – Entre as mulheres, quatro vereadoras eleitas em Santo André: Heleni Paiva, Ivete Garcia, Maria Ferreira de Souza (Loló) e Dina Zecker. Ivete e Dina, futuras vice-prefeitas.

794 – Em São Bernardo, Mauricio Soares (PPS), com Willian Dib (PSB) de vice, foram os vencedores, com 206.595 votos; Vicentinho (PT) ficou em segundo com 121.448 votos; os demais candidatos a prefeito: Carlos Pastoriza (PSDB), 6.353; Lauro Gomes Jr. (PTB), 3.773; Eliana Lúcia Ferreira (PSTU), 2.141; Pedro Copeinski (PGT), 912; e Paulo Corrêa (Prona), 750.

795 – Gilberto Marson foi o vereador mais votado em São Bernardo, com 8.170 votos; Orlando Morando, futuro prefeito, e Élcio Cândido (ex-vice-prefeito) também foram eleitos. Não eleitos, oito vereadores, entre os quais Lenildo Magdalena (que buscava seu 10º mandato) e Tudo Azul (vereador em sete legislaturas). Uma única mulher eleita: Ana do Carmo. Renovação do Legislativo foi de 33,3%.

796 – Em São Caetano, vitória de Luiz Tortorello, com Silvio Torres de vice, ambos do PTB: 63.509 votos; Jair Meneguelli (PT), em segundo, com 12.250 votos; seguidos por Claudio Demambro (PSDB), 4.983; e Alessandro de F. Leone (PSB), 465 votos.

797 – Hamilton Lacerda foi o candidato a vereador mais votado em São Caetano, com 2.784 votos. Entre os eleitos, Paulo Pinheiro e Tite Campanella, futuros prefeitos; e Fabio Palacio, que também disputaria a Prefeitura; entre os não eleitos vereadores, Pedro Batissaco e Maurílio Teixeira. Três mulheres eleitas: Suely Nogueira, Vera Severiano e Neide Figueiredo. Renovação da Casa: 38%. 

798 – Ao Diário, logo após ser reeleito, Celso Daniel declarou que daria sequência às cinco prioridades do seu programa de governo: orçamento participativo, modernização administrativa, qualidade de vida urbana, inclusão social e desenvolvimento econômico. 

799 – Em São Bernardo, Mauricio Soares defendia menos obras e mais consolidação e aperfeiçoamento, “principalmente na área social”; e, em São Caetano, Tortorello citava o combate às enchentes como a prioridade principal. 

800 – Celso Daniel, em Santo André, e Luiz Tortorello, em São Caetano, morreram durante os mandatos: Celso assassinado em 18 de janeiro de 2002; Tortorello, doente, em 17 de dezembro de 2004. Mauricio Soares também não completou o mandato, renunciando em 16 de outubro de 2003. Nos três episódios, assumiram os vice-prefeitos João Avamileno, Willian Dib e Silvio Torres.

Em 17 de agosto de...

1841 – Poeta Fagundes Varela nasce no Rio de Janeiro.

1876 – Imperador Pedro II e a imperatriz chegam a Santos para uma visita à Província de São Paulo.

1916 – O inspetor sanitário Edmundo Martinelli visita a Santa Casa de Santo André, que o deixa com magnífica impressão.

1976 – Hospital Municipal de Santo André anuncia a criação de serviço médico para transfusões.

Nota – Santa Casa (da nota de 1916) e Hospital Municipal (da notícia de 1976) são a mesma instituição, hoje rebatizada com o nome de Centro Hospitalar de Santo André Dr. Newton da Costa Brandao, em homenagem ao médico e ex-prefeito andreense.

1991 – Prédio histórico do Cine-Teatro Carlos Gomes é entregue à Prefeitura de Santo André.

Diário há meio século

Terça-feira, 17 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1615

Destaque – A emissão, lançamento e estatísticas de impostos de Mauá passarão a ser efetuados pelo Centro de Processamento de Dados de Prefeitura de São Caetano, segundo convênio assinado ontem (16 de agosto de 1971) pelo prefeito Américo Perrella (de Mauá, e que tinha raízes em São Caetano) com representantes da autarquia de São Caetano.

Polícia – Divulgado assalto contra a firma Pollone, de Santo André, por nove elementos dizendo-se pertencentes à ALN (Aliança Libertadora Nacional). 

Posse – Engenheiro Evaldo Pessoa de Albuquerque assumia a presidência do Clube dos Engenheiros do ABC.

Hoje

Dia do Patrimônio Histórico Nacional. Marca o nascimento, nesta data, em 1898, de Rodrigo Melo Franco de Andrade. Advogado e jornalista. Criador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Santos do Dia

Jacinto de Cracóvia (ou Giacinto Odrowaz – Polônia, 1183-1257). Considerado o apóstolo do seu país, ali fundando vários conventos.

Mamede

Beatriz da Silva. Santa portuguesa que viveu no século 15.

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Barbalha e Milagres, no Ceará; e Satuba, em Alagoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;