Internacional Titulo
Pyongyang impôs condições para retorno de inspetores da AIEA
Da AFP
30/12/2010 | 10:15
Compartilhar notícia


A Coreia do Norte impôs condições para o retorno dos inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), que aceitou durante a recente visita a Pyongyang do governador do estado americano do Novo México, Bill Richardson, informa a agência japonesa Kyodo.

O regime comunista de Kim Jong-il expulsou os inspetores da agência nuclear da ONU em abril de 2009, depois que a comunidade internacional adotou novas sanções econômicas contra a Coreia do Norte.

Richardson, que já foi embaixador dos Estados Unidos na ONU, passou cinco dias na Coreia do Norte em meados de dezembro. Após várias reuniões, anunciou que as autoridades de Pyongyang aceitaram o retorno dos inspetores da AIEA às instalações nucleares, em particular a nova central de enriquecimento de urânio de Yongbyon.

Com base em informações de fonte diplomáticas não identificadas, a agência Kyodo afirma que Pyongyang aceitou a proposta sob certas condições.

Uma é a venda do estoque de 12 mil barras de combustível - capazes de produzir plutônio para a fabricação de bombas nucleares - a um terceiro país, provavelmente a Coreia do Sul, mas a um preço cinco vezes veces superior ao cobrado pelo mercado.

Outra condição seria convidar os especialistas da AIEA a examinar primeiro a nova central de Yongbyon, para certificar, como alega Pyongyang, que o local tem finalidade apenas civil, antes de autorizar o retorno permanente dos inspetores.

A Coreia do Norte executou dois testes nucleares, o primeiro em 2006 e o segundo em 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;