Política Titulo
S.Bernardo: área de manancial é prioridade
Juliana Finardi
Da Redaçao
02/09/2000 | 18:14
Compartilhar notícia


Preocupados com a degradaçao do meio ambiente em Sao Bernardo, os candidatos à Prefeitura da cidade têm como principal proposta de governo a regularizaçao da situaçao das áreas de mananciais. Todos, com exceçao do candidato do Prona Paulo Corrêa, que embora solicitado pelo Diário nao enviou suas propostas de governo, estabelecem como uma de suas principais metas o saneamento dos problemas relacionados à ocupaçao indiscriminada das áreas de proteçao ambiental.

Dos 411 km² da cidade, 216 km² sao áreas de mananciais, ou seja, 53% do território. Além disso, o município também abriga a área de proteçao da Serra do Mar, o significa cerca de 20% a mais. Para se ter uma idéia, a maior cidade em extensao territorial de todos os sete municípios do Grande ABC também é a campea em área de manancial: Sao Bernardo tem 30 vezes a área de proteçao ambiental de Diadema, sete vezes a de Rio Grande da Serra (que é 100% manancial) e duas vezes a de Ribeirao Pires.

O prefeito licenciado Maurício Soares (PPS), candidato à reeleiçao, pretende congelar a ocupaçao das áreas de mananciais. "Essas áreas estao invadidas por numerosos bairros já consolidados e ninguém consegue tirar ninguém de lá. Os ecologistas defendem isso mas parece mesmo uma quimera. Por isso defendo o congelamento da ocupaçao mediante a fiscalizaçao, de preferência em conjunto com a Prefeitura, da Secretaria estadual de Meio Ambiente e da guarda florestal", disse.

Segundo Maurício, a guarda municipal da cidade está sendo equipada com barcos para vigiar as áreas de mananciais de dentro da represa Billings.

O candidato petista Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, também traçou planos para resolver a situaçao. "Uma gestao comprometida com a qualidade ambiental deve enfrentar o problema da preservaçao dos mananciais combinando diferentes açoes que envolvam o desenvolvimento de planos habitacionais alternativos, recuperaçao de áreas degradadas e projetos que visem dotar as áreas consolidadas de recursos que minimizem o impacto ambiental, desenvolvendo açoes concretas de preservaçao nas áreas de saneamento básico, coleta seletiva de lixo e tipos alternativos de pavimentaçao", disse.

O petebista Lauro Gomes Jr. considera que a exploraçao dos recursos municipais deva equilibrar o desenvolvimento econômico, a proteçao e a preservaçao do meio ambiente. "Nao podemos pensar apenas em desenvolver economicamente o município. Temos de ser racionais preservando o meio ambiente e seus recursos naturais."

O tucano Carlos Pastoriza pretende privatizar o DAE (Departamento de Agua e Esgoto) para investir e dar concessao a investimentos que propiciem o tratamento de 100% do esgoto da cidade no período de quatro anos.

Turismo - Alguns candidatos também investem na questao do Turismo em seus programas de governo. Pedro Copeinski (PGT) pretende investir no desenvolvimento turístico por meio de um plano diretor. Lauro Gomes Jr. também tem em seu plano propostas de incentivo ao turismo ecológico e à prática de esportes náuticos na represa Billings.

A candidata do PSTU, Eliana Lúcia Ferreira, quer construir ciclovias e também defende um projeto de transporte coletivo sobre trilhos movido a energia elétrica para garantir um meio de transporte rápido, confortável e nao poluente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;