Internacional Titulo
Governo de Bush pode ser prejudicado por minoria na Câmara
Do Diário OnLine
15/12/2000 | 11:37
Compartilhar notícia


Apesar dos Estados Unidos terem conhecido na madrugada de quinta-feira o nome do novo presidente do país, após mais de um mês de expectativa, a situaçao de George W. Bush nao será nada fácil quando assumir a Casa Branca em 2001. Enquanto os republicanos têm minoria na Câmara, o Senado está dividido.

Mesmo assim, em um discurso que deu na Câmara dos Representantes do Texas na noite de quarta-feira, o presidente eleito, declarou que vai dar tudo de si em busca da reconciliaçao do país. Os argumentos usados para isso foram de que os americanos têm objetivos, valores e esperanças que sao mais importantes do que qualquer discordância política. O resultado dessa uniao, segundo Bush, será a construçao de uma América cheia de oportunidades para o próximo século.

O republicano também citou o democrata Al gore para dizer que ambos os candidatos haviam dado tudo de si para ganhar as eleiçoes e por isso dividiram as mesmas emoçoes durante esse difícil tempo de espera. Ele começou o seu discurso falando sobre o telefonema "simpático" que recebeu de Gore e informou que os dois marcaram um encontro para a próxima semana, em Washington. O novo presidente lembrou que o democrata é um político de tradiçao e que teve grandes mandatos como deputado, senador e vice-presidente.

O republicano lembrou que na eleiçao americana de 1800 o mesmo problema aconteceu com a contagem dos votos e que o Congresso foi quem escolheu Thomas Jeferson como o novo presidente. Ele afirmou que, como Jeferson, pretende manter seus princípios.

Bush é o 43º presidente a assumir o comando dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;