Internacional Titulo
EUA: China roubou informaçao sobre ogiva atômica
Do Diário do Grande ABC
21/04/1999 | 13:46
Compartilhar notícia


Funcionários da inteligência dos Estados Unidos concluiram que a China roubou informaçao sobre a ogiva nuclear norte-americana mais avançada, informa nesta quarta o diário The New York Times.

O jornal cita uma ``nova e exaustiva análise' elaborada por funcionários da inteligência que será apresentado à Casa Branca e ao Congresso, que confirma informaçoes anteriores sobre o assunto.

O Departamento de Energia, responsável pela segurança nos laboratórios nucleares norte-americanos, manifestou sua preocupaçao a respeito de uma suposta espionagem chinesa desde 1996, mas a Agência Central de Inteligência (CIA) e a Casa Branca nao deram importância a tais rumores.

A nova análise inclui as pesquisas de uma comissao do Congresso que estudou transferências ilegais de alta tecnologia dos Estados Unidos para a China, e que concluiu que Pequim tinha roubado informaçoes sobre a ogiva W-88 do laboratório de Los Alamos nos anos 80.

O informe confirma que a China se beneficiou da informaçao sobre a W-88, mas também conclui que os chineses eram capazes de reunir informaçao sensível de fontes nao-confidenciais, incluindo os intercâmbios educativos, indica o The New York Times.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;