Política Titulo
Paulo Maluf é acusado de desviar milhões de dólares
Do Diário OnLine
07/05/2004 | 21:42
Compartilhar notícia


O ex-prefeito paulistano Paulo Maluf voltou a ser acusado de desviar milhões de dólares de obras públicas para contas no exterior. De acordo com uma reportagem veiculada nesta sexta-feira no Jornal Nacional (Rede Globo), o político teria investimentos em 20 contas no Citibank de Genebra, na Suíça.

As contas estão no nome de apenas uma empresa, a 'Blue Diamond' (Diamante Azul), aberta em 1985. Esta empresa, posteriormente, teve seu nome alterado para 'Red Ruby' (Rubi Vermelho). Porém, segundo documentos apreendidos, o único beneficiário de todas estas contas é Paulo Maluf.

Os milhões que teriam estufaram estas contas foram desviados de várias obras, entre elas a do túnel Ayrton Senna e da Avenida Água Espraiada (Roberto Marinho). Uma testemunha que não quis ser identificada explicou como funcionava o esquema. "O valor da propina negociada era de 37%, sendo que 20% eram do Maluf e os outros 17% eram distribuídos a desde o fiscal da obra até a diretoria da Emurb", disse (Emburb é a empresa que fiscaliza obras públicas).

A testemunha também revelou que o dinheiro não ficava no Brasil. Ele era diretamente desviado para bancos nos Estados Unidos e posteriormente transferidos para Genebra, na Suíça. "Esse dinheiro normalmente era remetido para contas em bancos nos Estados Unidos, em Genebra, Suíça." No entanto, o destino final do montante roubado era a Ilha Jersey.

Investigações - O caso foi descoberto pelo Ministério da Justiça da Suíça. Em 2001, o departamento responsável por investigar movimentações financeiras suspeitas entrou em contato com as autoridades brasileira solicitando informações sobre Paulo Maluf. A intenção era descobrir se a origem do dinheiro era legal ou não.

Promotores estaduais e procuradores da República começaram a levantar documentos e ouvir pessoas ligadas a Maluf durante as suas administrações em São Paulo. Os milhares de documentos recolhidos foram enviados para Genebra, onde foram analisados e considerados válidos.

Movimentações Milionárias - segundo informações da reportagem do Jornal Nacional, centenas de milhões de dólares eram movimentados diariamente. Para se ter uma idéia, em dezembro de 1995, entraram na conta do beneficiário Maluf cerca de US$ 200 milhões. Logo em seguida, este montante foi retido do conta no Citibank e transferido para a Ilha Jersey.

O Ministério da Justiça, em Brasília, informou aos procuradores da República que o dinheiro de Paulo Maluf , em Jersey, continua bloqueado por ordem de autoridades da ilha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;