Economia Titulo
Mercado de capitais será beneficiado com IOF
21/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da BM&FBovespa, Edmir Pinto, disse que a cobrança de 1,5% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas emissões de ADRs - recibos de ações brasileiras negociadas em Bolsas estrangeiras - reduz a assimetria entre "ações adquiridas aqui e os ADRs lá fora". "Isso demonstra o compromisso do governo em desenvolver e fortalecer o mercado de capitais brasileiro."

A decisão da nova taxa foi tomada de forma rápida, segundo ele. Conforme Edmir Pinto, o volume de ADRs negociados aumentou 48% após determinação de aplicar o IOF sobre aplicações estrangeiras na Bolsa brasileira.

Edmir não fez projeções sobre o efeito da nova medida na liquidez dos papéis negociados na BM&FBovespa. "Vamos acompanhar esses dias de negociação para ver o impacto da medida." Segundo ele, o IOF sobre capital estrangeiro dificulta aberturas de capital. Antes do acirramento da crise global, havia 45 projetos de abertura de capital em andamento. "Com a crise, esses projetos foram desarmados. Vamos fechar o ano aquém das nossas expectativas."

Ainda na sua avaliação, o primeiro semestre de 2010 será "um período muito importante" para aberturas de capital e novas ofertas de ações das empresas já listadas. "Estamos aguardando a isenção de IOF sobre o capital estrangeiro nos IPOs e follow-on no primeiro semestre de 2010", disse, acrescentando que a medida é importante principalmente para a abertura de capital de pequenas e médias empresas.

Questionado se o imposto poderia provocar insegurança para investidores estrangeiros, ele respondeu que medidas de curto e médio prazos costumam gerar alguma "intranquilidade", pois o diferencial de um país são as regras "claras e

duradouras". Ele disse, porém, que não espera que os investidores estrangeiros fiquem "intranquilos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;