Internacional Titulo
Morre última falante de idioma chinês de 400 anos
Da AFP
23/09/2004 | 13:31
Compartilhar notícia


A última falante nativa de um idioma de 400 anos falado exclusivamente por mulheres na China morreu, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira.

Lingüistas acreditam que o Nushu seja o único idioma falado exclusivamente por mulheres no mundo. Ele foi criado por camponesas analfabetas que, excluídas dos espaços sociais e sem possibilidades de aprender a ler e escrever o idioma dos homens, inventaram um idioma próprio.

A morte de Yang Huanyi, na última segunda-feira, significou o fim do Nushu ou língua das mulheres, um idioma que foi utilizado por séculos em algumas áreas remotas do centro e do sul da China, informou a agência de notícias Xinhua.

Os moradores da cidade natal de Yang, no condado Jiangyong, província de Hunan - suposta terra-natal do Nushu - acreditam que ela tivesse 98 anos.

Embora alguns estudiosos tentem preservar o idioma, especialistas afirmam que o conhecimento de Yang do Nushu era o mais puro, pois ela era analfabeta no chinês padrão.

Manuscritos do idioma Nushu são extremamente raros, porque tradicionalmente são queimados ou enterrados junto com os mortos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;