Nacional Titulo
Forças Armadas começam Operaçao Boiadeiro
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 15:26
Compartilhar notícia


Com o apoio da Marinha e da Aeronáutica, o Exército começa a atuar na barreiras móveis sanitárias montadas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, nesta quarta-feira. A Operaçao Boiadeiro é para evitar que gado e carne com osso daquele país, sob suspeita de febre aftosa, entrem ilegalmente no Brasil.

A definiçao dos trabalhos nos cerca de mil quilômetros de faixa fronteiriça, 700 Km terrestre e 300 Km fluviais, só aconteceu uma semana depois de o Governo Federal ter assumido que as Forças Armadas seriam acionadas imediatamente para ajudar a coibir possíveis contrabandos de animais paraguaios.

O compromisso de cooperar nos trabalhos de fechamento da regiao se restringe ao trabalho logístico: transporte, alimentaçao, evacuaçao e informaçao. De acordo com o chefe da seçao de comunicaçao social do Comando Militar do Oeste (CMO), sediado em Campo Grande, tenente-coronel Luís Fernando Hilgenberg, o Exército nao atuará no policiamento, atividade que já está sendo feita pelas polícias Civil, Militar e Federal.

A comunicaçao oficial de Brasília só foi transmitida ao CMO no sábado. Nesta segunda-feira pela manha, representantes do Governo Estadual e do Ministério da Agricultura se reuniram com o Comando Militar do Oeste para discutir o assunto.

Apesar de ter acertado o início das operaçoes de logística, ainda nao foi definido quantos soldados vao trabalhar na fronteira internacional. A quantidade de efetivo depende do que for determinado pelo Departamento de Inspeçao e Defesa Agropecuária (Iagro) e Delegacia Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul.

O CMO tem sob sua jurisdiçao em torno de 14 mil homens, num área que abrange Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os soldados que vao atuar na logística sao de destacamentos, pelotoes e regimentos da cavalaria instalados nos municípios da fronteira com o Paraguai.

A Marinha já está se preparando para entrar na força logística. O 6º Distrito Naval de Ladário (MS), fronteira com a Bolívia, informou que um navio zarpou na tarde dessa segunda-feira em direçao a Porto Murtinho, município localizado às margens do rio Paraguai, fronteira com o Paraguai. A embarcaçao vai dar apoio. Entre outras atividades, atuará no transporte de combustível, mantimentos, em 300 Km de água, envolvendo, além do rio Paraguai, a parte navegável do rio Apa, no município de Bela Vista.

O comunicado oficial ordenando a atuaçao da força no trecho fluvial foi passado pelo Comando de Operaçoes Navais do Rio de Janeiro. Segundo informaçoes de autoridades sanitárias, os municípios de Bela Vista e Porto Murtinho sao os mais vulneráveis à entrada clandestina de gado paraguaio.

A assessoria de comunicaçao social da Base Aérea de Campo Grande confirmou que a Força Aérea vai participar da Operaçao Boiadeiro, mas ainda nao definiu quantos homens disponibilizará. Tudo depende do Exército. Mas as funçoes que estao ao alcance da Aeronáutica sao reconhecimento aéreo e transporte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;