Nacional Titulo
Recife terá fórum estadual antidrogas
Do Diário do Grande ABC
14/11/1999 | 17:31
Compartilhar notícia


O presidente da República em exercício, Marco Maciel, abre nesta segunda-feira, em Recife, O Primeiro Fórum Estadual sobre o Consumo Indevido de Drogas, que terá a participaçao de todos os secretários de justiça dos estados brasileiros.

Instituiçoes públicas, privadas e organizaçoes nao governamentais vao discutir ainda uma política antidrogas para Pernambuco, estado afetado pelas plantaçoes de maconha. O ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, o Secretário Nacional Antidrogas, Walter Maierovitch, e o representante do Programa das Naçoes Unidas para o Controle Interno de de Drogas, José Manoel Morales, discutirao também com os secretários novas medidas de combate ao narcotráfico.

O resultado dos trabalhos servirá de base para a Política Estadual sobre o Consumo Indevido de Drogas, com as diretrizes de açoes, programas de prevençao, tratamento, e repressao a serem implantadas em conjunto pelo governo federal, os estados e a sociedade. As sugestoes serao encaminhadas pelos secretários estaduais aos ministros e ao vice-presidente da República. Maciel fará um pronunciamento defendendo o engajamento dos governadores na campanha contra a impunidade. A abertura do encontro se realizará às 9 horas, no hotel Recife Palace.

As sugestoes dos estados ainda servirao para subsidiar a política nacional antidrogas a ser lançada em fevereiro pelo presidente Fernando Henrique e que está sendo preparada pelo secretário Walter Maierovicht.

Foram convidados professores das escolas públicas e privadas, associaçoes e sindicatos, com o objetivo de estimular a participaçao da sociedade na "cruzada contra a impunidade" defendida pelo presidente Fernando Henrique. Serao realizadas sessoes plenárias sobre prevençao, tratamento, e repressao do consumido indevido de drogas. Em cada sessao plenária serao realizadas palestras de especialistas nos assuntos. Em seguida, os participantes se dividirao em grupos para fechar as propostas.

Estarao presentes ao encontro, a socióloga Cecília Minayo, que vai falar sobre a violência e cidadania, a médica Beatriz Carlini, especialista nas relaçoes entre drogas e adolescentes, o médico Tarcísio Andrade, vencedor do Prêmio Internacional de Reduçao de Danos. Serao apresentadas experiências bem-sucedidas nos estados de Sao Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Segundo pesquisas do Centro Brasileiro de Informaçoes sobre Drogas Psicotrópicas é cada vez maior o consumo de drogas entre crianças e adolescentes.O último levantamento do Cebrid revelou que 90,5% dos menores que vivem nas ruas de Recife usam algum tipo de droga, o mais alto índice do país. Menores que usam drogas nas ruas de Sao Paulo somam 82,5%, 71,5% em Porto Alegre, 64,5% em Fortaleza e 57% no Rio de Janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;