Internacional Titulo
Reféns europeus soltos em Mali chegam à Alemanha
Do Diário OnLine
20/08/2003 | 15:44
Compartilhar notícia


Os 14 europeus que foram mantidos reféns durante seis meses no deserto do Saara por militantes argelinos desembarcaram nesta quarta-feira em Colônia, no oeste da Alemanha. O retorno foi marcado por muita alegria, mas por críticas pela quantia gasta em seu resgate.

Os nove alemães, quatro suíços e um holandês estavam magros e cansados, mas se mostraram eufóricos ao descer do avião da Força Aérea alemã que os trouxe de volta de Bamako, a capital do Mali.

Ao todo, 32 turistas foram seqüestrados entre fevereiro e março, pelo Grupo Salafista para a Predicação e o Combate (GSPC), e mantidos em cativeiro no norte do Mali. Uma refém morreu no cativeiro, e outros 17 foram resgatados em maio por militares argelinos.

Nas entrevistas coletivas que seguiram o retorno, os turistas evitaram divulgar detalhes do cativeiro ou mesmo do acordo que permitiu a libertação.

Como a lei alemã prevê que os reféns arquem com parte dos custos do resgate, estima-se que os turistas escrevam livros ou vendam entrevistas para conseguir o dinheiro eventualmente necessário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;