Internacional Titulo
Operações de espionagem nos EUA tiveram autorização de Bush
Do Diário OnLine
Com Agências
17/12/2005 | 15:14
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush admitiu que autorizou pessoalmente uma das agências de inteligência mais secretas do mundo, a NSA (Agência de Segurança Nacional americana), a realizar operações de espionagem clandestinas nos Estados Unidos contra pessoas "conhecidas por seus vínculos com a Al-Qaeda". Cerca de 30 escutas secretas foram feitas desde os atentados de 11 de setembro de 2001, sem a autorização da Justiça.

"Nas semanas que se seguiram aos atentados contra nosso país, autorizei a NSA, conforme o direito americano e a Constituição, a interceptar as comunicações internacionais de pessoas conhecidas por seus vínculos com a Al-Qaeda e com organizações terroristas às quais estão associadas", afirmou Bush durante seu discurso semanal por rádio.

Bush afirmou que o programa é altamente secreto e crucial para a “segurança nacional”. O programa de espionagem gerou polêmicas no país, pois agências de segurança, como a CIA e a NSA, geralmente são proibidas de atuar dentro dos EUA.

Programas de espionagens como esses, realizados pelo governo, somente podem ser feitos com autorização do Judiciário. Segundo reportagem do jornal The New York Times, as autorizações pessoais concedidas por Bush foram dadas à NSA e dispensaram consulta à Justiça.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;