Política Titulo
PT investe nas eleiçoes para prefeito em todo o país
Do Diário do Grande ABC
11/07/1999 | 17:24
Compartilhar notícia


O PT espera triplicar o número de prefeitos eleitos pelo partido nas eleiçoes do ano que vem e transformar suas experiências de administraçao municipal em vitrine para o projeto petista nacional. Para isso, a Secretaria de Assuntos Institucionais do partido prepara a ediçao de um livro com o balanço das prefeituras comandadas por petistas, que será levado como "recomendaçoes ao partido" ao congresso nacional do PT marcado para novembro.

Políticas sociais, urbanas e ambientais bem estruturadas sao os pontos principais das recomendaçoes sugeridas pelos prefeitos aos candidatos do PT para 2000. Os petistas querem fortalecer projetos sociais como o Orçamento Participativo e ainda encontrar alternativas urbanas e ambientais para enfrentar a deteriorizaçao da qualidade de vida das cidades. "Temos que trabalhar os espaços públicos e garantir a apropriaçao deles pela populaçao. Isso tem a ver com a auto-estima das cidades, sem auto-estima nao se conquista o cidadao", disse o prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel.

As açoes de governo devem se pautar, segundo a perspectiva petista, por políticas sociais que nao se restrinjam à distribuiçao de renda, mas que sejam capazes de criar novos modelos de desenvolvimento local. "Temos que ir além da defesa simples do emprego. Temos que pensar grande, estimulando a criaçao de cooperativas e de pequenas empresas para que a economia nao dependa só dos grandes empresários", afirmou o prefeito de Santo André, sugerindo uma gestao petista baseada no desenvolvimento econômico local e na modernizaçao administrativa.

As propostas de governo apresentadas pelos administradores municipais do PT foram discutidas na Conferência Nacional de Prefeitos, Vices e Secretários Municipais do partido, encerrada ontem na capital federal. "Estamos construindo os alicerces para nossa relaçao com a populaçao. Estamos crescendo e temos boas perspectivas para as eleiçoes de 2000, seja com candidatos próprios, seja através de alianças", afirma o secretário de Assuntos Institucionais do PT, Vicente Trevas.

O partido administra hoje 113 cidades e participa do governo de outras 125 com vices e secretários municipais. A maior parte dos atuais administradores municipais petistas deve se recandidatar nas eleiçoes de 2000. Segundo Trevas, ao mesmo tempo em que consolida "o modo petista de governar", o partido deve se preocupar ainda com sua imagem junto à opiniao pública, para que a populaçao tome conhecimento das realizaçoes dos prefeitos petistas. "Temos que construir mecanismos públicos de comunicaçao e por isso vamos ocupar mais as TVs comunitárias", diz o secretário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;