Política Titulo Protesto
Manifestante devolve faixas a vereadores
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
24/05/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


Após entrar com representação na Justiça Eleitoral questionando propaganda antecipada praticada por políticos de São Bernardo, o munícipe Marcelo Sarti devolveu ontem, na Câmara, rolos com dezenas de faixas com mensagens alusivas a datas comemorativas, como o Dia das Mães, feitas pelos vereadores.

Sarti fez uso da tribuna da Casa, em que falou por cerca de cinco minutos, mencionando a lei municipal 4.974, de 31 de maio de 2001, que dispõe sobre o código de postura da cidade. A norma estabelece que os textos de faixas, panfletos ou similares devem ser submetidos à aprovação de órgão municipal competente.

O aposentado até sugeriu, ironicamente, que a lei seja incluída nos tablets que a Câmara disponibilizou para os vereadores na semana passada. “Dentre as mensagens mais demagógicas estão aquelas agradecendo ao prefeito (Luiz Marinho) por alguma obra. Não foi por isso que ele se propôs a ser prefeito da cidade?”, questionou.

Enquanto o munícipe falava, os rolos contendo as faixas eram jogados próximo ao plenário do Teatro Cacilda Becker. Apesar de as faixas não terem sido abertas, impossibilitando visualizar os políticos que estariam cometendo suposta irregularidade, o protesto atingia os parlamentares Paulo Dias e Tião Mateus (ambos do PT), Miranda da Fé (DEM), além de outros pré-candidatos a vereador, disse o manifestante.

Sarti retirou pelo menos 50 faixas das ruas da cidade. “Acredito que, a partir de agora, vão ter mais cuidado antes de fazer essa sujeira”, justificou.

Sem saber o conteúdo do material, os vereadores apoiaram a iniciativa de Marcelo Sarti. “O munícipe tem razão. A cidade tem intensa poluição visual. Sei que muitos vereadores e que a própria administração municipal não cumprem a lei”, considerou Admir Ferro (PSDB).

O líder do governo, Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete (PT), reiterou. “A preocupação apresentada pelo munícipe é importante porque temos um problema sério de poluição visual”, disse o parlamentar.

O petista mencionou o projeto da lei de anúncios, que visa regulamentar a inserção de mídia no município. De autoria do Executivo, a propositura ainda não tem data para ser encaminhada ao Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;