Nacional Titulo
Polícia do ES investiga casos de extorsão por telefone
Do Diário OnLine
03/12/2004 | 15:12
Compartilhar notícia


A polícia do Espírito Santo investiga há seis meses um esquema de extorsão por telefone que ocorre no Estado. Os casos se intensificaram nas últimas semanas, coincidindo com a onda de ataques organizados contra ônibus. Mas, segundo a polícia, não há relação entre os dois crimes. Só nesta semana, 80 pessoas procuraram as autoridades do Estado para denunciar casos de extorsão telefônica.

A onda de extorsões é investigada conjuntamente pela Secretaria de Justiça do Espírito Santo e pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. Segundo a polícia capixaba, as ligações são feitas via celular por bandidos presos no complexo penitenciário de Bangu (RJ).

O delegado Muriam Rocha, da divisão anti-seqüestros da polícia capixaba, explicou à TV Globo que os nomes das vítimas são escolhidos em listas telefônicas. Após uma breve investigação sobre a vida da pessoa a ser extorquida, os bandidos iniciam as ligações com as ameaças.

Uma empresária que não quis se identificar, em entrevista à TV Globo, contou que foi vítima da extorsão recentemente e teve de gastar cerca de R$ 4 mil em créditos para celulares. Ela relatou que foi orientada a comprar vários cartões, cujos códigos de recarga foram repassados por telefone.

"Depois de passar os códigos, eles (os bandidos) disseram: 'você pega esses cartões, pica tudo direitinho e joga fora. Agora a senhora está na nossa lista da paz'.", relatou a vítima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;