Internacional Titulo
Ex-guerrilheiros proclamam vitória eleitoral em El Salvador
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 17:17
Compartilhar notícia


O ex-grupo guerrilheiro Frente Farabundo Martí para a Libertaçao Nacional (FMLN) se proclamou nesta segunda-feira vencedor das eleiçoes legislativas e municipais em El Salvador, o que representa um duro revés para a Arena (Aliança Republicana Nacionalista), no governo.

"Somos a primeira força política do país, os resultados parciais nos dao maioria na Assembléia (Legislativa), e também conquistamos importantes prefeituras da Arena", declarou nesta segunda-feira o ex-comandante guerrilheiro Schafick Jorge Handal.

O prefeito esquerdista de Sao Salvador, Héctor Silva, declarou também ter sido reeleito, superando amplamente seu rival, o candidato Luis Cardenal, da direitista Arena. Silva concorreu por uma coalizao encabeçada pelo FMLN, o movimento guerrilheiro que durante anos combateu os governos conservadores do país, antes de fazer a paz e se transformar em partido político legal.

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) informou que, apurados 92% dos votos, Silva tinha 56,35% dos votos, enquanto Cardenal estava com 38,99%. Quanto às eleiçoes legislativas, o TSE anunciou que, apuradas 7.328 das 8.358 urnas, contados 88% dos votos, os ex-guerrilheiros estavam com 35,38% e a Arena, com 35,01%.

O analista independente Morgan Bojorquez comentou que os números nao devem variar muito até o fim da apuraçao e "ninguém terá maioria e para governar será preciso buscar consenso", salientando que a FMLN "terá mais deputados".

Para aprovar uma lei em El Salvador, sao necessários os votos de metade mais um dos 84 deputados.

A Arena manteve a maioria legislativa e a presidência da república nos últimos 10 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;