Política Titulo Editorial
Admiráveis chips
Do Diário do Grande ABC
13/06/2021 | 12:36
Compartilhar notícia


É desafiador pensar sobre o futuro da economia, das relações de trabalho e das atividades geradoras de riquezas e oportunidades. A transformação é constante e o único fato concreto é que quem não estiver conectado e atento às tendências ficará pelo caminho. Aprimorar-se em todos os níveis é uma necessidade.

Nos últimos meses, por causa da crise gerada pela Covid-19, tem sido comum a indústria automobilística ter de brecar a produção. A falta de componentes, principalmente os chamados semicondutores, impede que os veículos possam ser montados. Tanto que no dia 21, Volkswagen e General Motors vão suspender suas atividades. A montadora de São Bernardo ficará inativa por dez dias, enquanto a multinacional de São Caetano, por seis semanas.

Os semicondutores são materiais capazes de conduzir corrente elétrica. São matéria-prima para a elaboração de chips que são usados em diversos aparelhos, como smartphones, videogames e computadores. Nos carros, são indispensáveis para fazer funcionar o arsenal de dispositivos eletrônicos que está embarcado. Para se ter uma ideia, no caso do Onix, da GM, são cerca de 1.000.

A pandemia acelerou a transformação digital e elevou a demanda por dispositivos eletrônicos. As indústrias que produzem estes componentes não conseguiram dar conta.
Impressionante é ver que, mesmo com todo o poderio econômico que possuem as gigantes do setor automotivo, e com os milhões que investem em pesquisa e desenvolvimento, elas nada podem fazer para driblar essa inusitada situação.

Isso ilustra o quanto é primordial a aposta em novas tecnologias. O Grande ABC, que sempre foi linha de frente na economia nacional, precisa estar atento às sinalizações para que não seja pego de surpresa mais adiante.

Cabe às prefeituras e também ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC atuar no sentido de atrair empresas de vanguarda, bem como agir para que essa mão de obra altamente capacitada possa ser formada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;