Internacional Titulo
Paquistão tem primeira vitória em ofensiva ao retomar reduto de líder talibã
Da AFP
24/10/2009 | 11:00
Compartilhar notícia


As forças militares paquistanesas conquistaram na madrugada deste sábado a primeira grande vitória na ofensiva contra os extremistas no Waziristão do Sul, ao tomar o povoado de Kotkai, reduto do líder dos talibãs do Paquistão, Hakimullah Mehsud.

Além disso, pelo menos 14 pessoas morreram neste sábado em um ataque com míssil de um avião não tripulado americano no vilarejo de Damadola, 15 km ao norte de Khar, a principal cidade do distrito de Bakhaur, em uma zona tribal paquistanesa na fronteura com o Afeganistão.

Em 17 de outubro, mais de 30
mil soldados paquistaneses, apoiados por aviões de combate, helicópteros de ataque e artilharia pesada, iniciaram uma operação para expulsar os talibãs do Waziristão do Sul, nas zonas tribais vizinhas ao Afeganistão, na região noroeste do país.

"As forças de segurança tomaram o controle de Kotkai à noite e a limpeza do povoado continua", declarou uma fonte militar que pediu anonimato.

"É um avanço importante, já que Kotkai era o reduto dos talibã e o povoado em que nasceram Hakimullah Mehsud e Qari Hussain", completou.

Mehsud é o líder do TPP (Movimento dos Talibãs do Paquistão) e Hussain um de seus auxiliares, considerado o idealizador de vários atentados suicidas cometidos no país.

"Os rebeldes em sua maioria foram mortos ou fugiram", disse a fonte militar, que também revelou a morte de três soldados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;