"A gente não está satisfeito. Só vai estar quando estiverem na faixa do bom e excelente", disse Ferreira. Para ele, os alunos têm dificuldade de colocar na prática o que apreenderam durante o período escolar. "Os professores têm que modificar a forma de ensinar. Tem que ensinar a ler, a pensar, a interpretar", acrescentou.
Na redação, 72% tiveram rendimento de regular a bom. O tema foi: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
De acordo com informações da Agência Brasil, no ano passado, a média geral na redação foi 55,36 e na parte objetiva foi 49,55. De acordo com Ferreira, não é possível comparar os dados deste ano com os de 2003. "É uma avaliação individual. Diferente a cada ano", explica.
Participaram do Enem 1.035.642 alunos que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio. A aplicação das provas ocorreu em 608 municípios. A prova continha 63 questões que foram elaboradas de forma contextualizada e interdisciplinar. O objetivo era avaliar o domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.
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