Internacional Titulo
Timor Leste pede independência para 2002
Das Agências
22/10/2001 | 18:29
Compartilhar notícia


A Assembléia Constituinte do Timor Leste recomendou que o território administrado pelas Nações Unidas se torne um Estado independente em 20 de maio de 2002, informou nesta segunda-feira a ONU.

A data coincidirá com o 28º aniversário da criação do primeiro partido político do Timor Leste, a Associação Social-Democrata Timorense, que deu origem à Fretilin, o movimento de resistência contra a dominação indonésia.

O porta-voz da ONU Fred Eckhard disse que o presidente da Assembléia Constituinte, Francisco Guterres, assinou uma resolução aprovada sexta-feira por 73 dos 88 parlamentares.

A Fretilin, Frente Revolucionária para um Timor Leste Independente, conquistou 55 cadeiras nas eleições de 30 de agosto passado, no segundo aniversário de uma votação organizada pela ONU na qual ficou clara a proporção de 4 a 1 a favor da independência.

O Conselho de Segurança da ONU será formalmente notificado da resolução da Assembléia em reunião na próxima semana, com a participação do brasileiro Sergio Viera de Mello, responsável pelo governo de Transição composto pela ONU no Timor Leste.

O secretário geral da ONU, Kofi Annan, falou nesta segunda-feira sobre seus planos para estabelecer uma pequena força de paz da ONU que garanta a segurança do Timor Leste pelo menos por um período de dois anos após sua independência.

Em informe dirigido ao Conselho de Segurança, o chefe da ONU destaca que "o principal objetivo da missão seguinte será garantir a segurança do Timor Leste e a viabilidade e estabilidade de suas estruturas de governo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;