Setecidades Titulo Concurso literário
Colégio da USCS planeja
1.000 inscritos no Desafio

Com boa participação no ano passado, diretora mira prêmio de escola com maior participação

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
06/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A 15ª edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), inovou nas premiações e incluiu, neste ano, a categoria de escola com o maior número de inscritos, que receberá o montante de R$ 3.000 – as edições anteriores beneficiavam as instituições com a torcida mais animada.

O Colégio da USCS foi o concorrente com o maior número de redações finalizadas na edição do ano passado, com 697 textos entregues. Para este ano, a diretoria Rosemary Verrone promete 1.000 inscritos e afirma que o prêmio de maior participação “com certeza já está garantido”.

“Temos mais de 1.400 alunos no Colégio da USCS. Pelo menos 1.000 estarão concorrendo no Desafio de Redação. Não tenho dúvidas”, afirmou a diretora da unidade, destacando que o colégio já dará início às campanhas de inscrição nessa semana.

Segundo Rosemary, por se tratar de uma instituição que atende apenas estudantes do ensino médio, o concurso literário também é usado pelos docentes como forma de orientação, já que é momento em que os discentes precisam pensar em qual a profissão que seguirão. “Nossos professores, de todas as disciplinas, incentivam a leitura e escrita na vida desses alunos, trabalhando de forma integrada. Entendemos que a competência de escrita e leitura é importante para que compreendam qualquer outra coisa”, explicou.

A profissional destaca que o tema escolhido para este ano, que será A Ciência como Luz na Escuridão, é uma oportunidade para que os estudantes possam discutir sobre a valorização das pesquisas. “É um tema muito coerente, necessário e extremamente importante. Temos feito trabalho intenso para despertar em nossos alunos interesse e conhecimento e, para isso, vamos iniciar o projeto de pesquisa científica, que vai casar com o tema do Desafio de Redação”, pontuou, contando que na próxima semana o Colégio da USCS fará uma mesa-redonda virtual, com a participação de professores e alunos, no intuito de discutir a iniciação científica, momento em que divulgarão o concurso literário deste ano.

A docente contou que a instituição participa de diversos eventos em que os alunos possam ser estimulados a estudar, pesquisar e descobrir áreas de conhecimento. Segundo Rosemary, o Desafio de Redação, além de incentivar a pesquisa, leitura e escrita, ainda trará a pauta da ciência, tema que os professores estão investindo no colégio. “Esse prêmio já é nosso. Estamos confiantes, e com o dinheiro vamos investir em benefícios para os alunos, como materiais e inscrições em outros concursos”, garantiu Rosemary, contando que o colégio fará ações integradas para recrutar maior número de discentes e professores para o concurso.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 15ª edição do Desafio de Redação são gratuitas e estão abertas até 22 de agosto. Para participar, o candidato deve acessar o site www.dgabc.com.br/desafioderedacao e preencher a ficha cadastral – basta apontar a câmera do celular para o QR Code ao lado para ser direcionado ao hot-site. Todas as informações sobre a redação e premiações estão no regulamento, que pode ser visualizado no mesmo link. 

O melhor texto entre os estudantes do 3º ano do ensino médio ganha bola de estudo na USCS. Ainda serão distrubuídos outros prêmios, como tablets, notebooks e TVs. O resultado dos ganhadores será divulgado no dia 29 de setembro, em programa especial da DGABC TV, que será transmitido pelo Facebook do Diário.

O Desafio de Redação tem patrocínio do Cemitério Parque Vale dos Pinheirais e apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;